Quais devem ser os primeiros passos do Governo Temer?

Economia em Pílula – uma dose rápida de economia no seu dia | por Pedro Lula Mota

“É a economia estúpido! ”, a famosa frase é atribuída a James Carville, responsável pela campanha de marketing de Bill Clinton em 1991. Trazendo-a para nosso contexto brasileiro, é uma tarefa complexa determinar se a crise econômica foi quem dinamitou a política ou vice-e-versa, tarefa que será incumbida para historiadores e pensadores nos próximos anos, mas fato é: ambas se retroalimentam e são determinantes para o possível impedimento do mandato da atual presidente Dilma.

Pois bem, configurando-se um cenário de troca de governo, qual seria o maior impacto de fato para a economia? Claramente, se o governo Temer sinalizar seu compromisso com as reformas necessárias e ajuste fiscal – como já o fez no documento “Ponte para o futuro” – alinhado com a nomeação de uma equipe econômica composta de notáveis (que já o vem fazendo nas últimas semanas), e também, estabelecer um pacto político com os demais partidos, o efeito pode ser imediato sobre as expectativas dos agentes econômicos.

Todos esses fatores serão cláusulas pétreas para resgatarmos a confiança na economia e finalmente encerrar este cenário de imprevisibilidade e descompromisso fiscal, projetando assim o país para fora do atoleiro, incentivando o empresariado a voltar a investir, os consumidores a comprar e os bancos a expandir o crédito, iniciando assim um novo ciclo virtuoso.

Porém seu tempo é curto, ele possui questão de meses para ao menos sinalizar as medidas mais importantes e demonstrar seu compromisso com estas questões, caso contrário, continuaremos a derreter e voltaremos a estaca zero.

O impeachment da Presidente Dilma pode, dessa forma, reacender o ânimo dos agentes econômicos – já há algum tempo adormecido – provocando um tão esperado e necessário choque de expectativas. Portanto, mesmo que os fundamentos econômicos permaneçam os mesmos, a simples sinalização de mudança de política econômica será o primeiro passo para a retomada do crescimento.

Comentários

Sobre Terraço Econômico 261 Artigos
O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada visando entender quais são as implicações dos eventos econômicos, políticos e sociais. Desde seu início, o Terraço se compromete a oferecer conteúdo de qualidade, opinião equilibrada e imparcial, baseada em fatos passíveis de confirmação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*