Amazon x Barnes & Noble x Book-a-Million: os diferentes modelos de negócio

Economia em Pílula. Uma dose rápida de economia no seu dia | por Arthur Solow

Motivado pelo ótimo tema abordado pelo Leonardo Siqueira, a respeito da diferença de gestão da Petrobras e da Embraer e como isso estava refletido em suas ações (veja o texto aqui), analisem o gráfico abaixo:

[caption id="attachment_2682" align="aligncenter" width="486"]Fonte: Bloomberg Fonte: Bloomberg[/caption]

Linha laranjaAmazon,

Linha vermelhaBarnes & Noble e

Linha VerdeBooks-a-Million

Diferentemente do texto anterior, o que explica o desempenho divergente das ações das três empresas é o modelo de negócio adotado.

A Amazon é a pioneira no mercado digital e domina o físico com habilidade, com baixas taxas de comercialização e entrega. A Barnes & Noble demorou pra se adaptar, mas apostou no mercado de livros digitais e fechou boa parte das lojas físicas. A Books-a-Million ficou parada no tempo, e vem sendo penalizada por isso.

Se a bola pune, o mercado enterra de vez.

Arthur Solow

Economista nato da Escola de Economia de São Paulo da FGV. Parente distante - diz ele - do prêmio Nobel de Economia Robert Solow, que, segundo rumores, utilizava um nome artístico haja vista a complexidade do sobrenome. Pós graduado na FGV em Business Analytics e Big Data, pois, afinal, a verdade encontra-se nos dados. Fez de tudo um pouco: foi analista de crédito e carteiras para FIDCs; depois trabalhou com planejamento estratégico e análise de dados; em seguida uma experiência em assessoria política na ALESP e atualmente é especialista em Educação Financeira em uma fintech. E no meio do caminho ainda arrumou tempo para fundar o Terraço Econômico em 2014 =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress