Balança Comercial: por que em 2014 foi tão ruim?

Economia em Pílula. Uma dose rápida de economia no seu dia | por Victor Wong*

Article Lead - narrow6120976310gc761410568709199.jpg-300x0

Para responder a pergunta acima, basta ver a nossa pauta de exportação. Nesses dias, descobri um link muito interessante e de fácil acesso: http://atlas.media.mit.edu/. Este é o observatório de complexidade econômica criado por R. Hausmann e C. Hidalgo numa parceria entre o Media Lab do MIT e a Kennedy School of Harvard. Nele podemos encontrar dados do comércio internacional e indicadores de complexidade econômica.

Capturar

Como podemos ver acima, grande parte das nossas exportações (cerca de 30% [1]) vem de minério de ferro, petróleo e soja. E adivinha o que aconteceu com o preço dessas commodities em 2014? Despencaram! Por isso não surpreende que nossa balança foi a pior desde 1998..

Fonte: Bloomberg. Preços em US$ normalizados em 01/01/2014
Fonte: Bloomberg. Preços em US$ normalizados em 01/01/2014

 

Fonte: BCB
Fonte: BCB

[1] Dados de 2012, mas não devem ter mudado tanto de lá para cá, pelo menos em quantum.

 

Comentários

mm
Sobre Victor Wong 26 Artigos
Mestrando pela Escola de Economia de São Paulo da FGV. Já trabalhou no mercado financeiro na área de Pesquisa Econômica. Interessa-se pelas questões fiscais e monetárias, além do fator político de cada uma das decisões tomadas no âmbito nacional e internacional. Em outras palavras, a "macro" é com ele! Porém, bons argumentos nem sempre são suficientes para ganhar discussões. Dessa forma, utiliza-se de suas (poucas) habilidades de barman para embriagar as contrapartes. Nada como saber o ponto fraco de seus adversários... 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*