Como vencer uma eleição apertada

Fonte: Ministério do Desenvolvimento [1] e Banco Central do Brasil [2]

Economia em Pílula. Uma dose rápida de economia no seu dia | por Leonardo Palhuca

Disclaimer: Todos os membros do Terraço Econômico são a favor do Bolsa Família como programa de combate à pobreza extrema.

Feito o disclaimer, como é possível ganhar uma eleição acirrada em um país no qual quase 20% da população se beneficia diretamente dos recursos do Bolsa Família? Isso mesmo que você pensou: aumente o benefício discricionariamente no período eleitoral para obter os votos daqueles que dependem da transferência, mas que estavam pendendo para a oposição.

O gráfico abaixo mostra a perda do poder de compra do benefício básico do Bolsa Família ao longo do período de Dilma na presidência. A área vermelha representa o ano eleitoral. Sem mais!

Defasagem do benefício básico do Bolsa Família vs INPC

Fonte: Ministério do Desenvolvimento [1] e Banco Central do Brasil [2]
Fonte: Ministério do Desenvolvimento [1] e Banco Central do Brasil [2]

palhuca

 

Comentários

mm
Sobre Leonardo Palhuca 104 Artigos
Doutorando em Economia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Interessado em macroeconomia - política monetária e política fiscal - e no buraco negro das instituições.

2 Comentário

  1. Olá,

    Ótima observação. Se estendêssemos o período para desde que o programa foi criado? Acharíamos uma outra constante relacionada à eleição?

    Salute,

    • Prezado Flávio,

      o gráfico com os dados desde 2004 não foi publicado, mas adianto que o mesmo padrão foi observado em 2006, ano eleitoral, mas não em 2010.

      Abraços,
      Leonardo Palhuca

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*