Dilma inventou a Máquina do Tempo

Assim como Doutor Brown inventou a máquina do tempo, usando seu carro DeLorean,para avançar para 2015 (Filme: Back to the Future Part II), a presidenta Dilma parece conquistar um feito mais impressionante: Inventou uma máquina chamada Nova Matriz Econômica (NME), que gerou resultados capazes de levar um país de dimensões continentais no caminho inverso ao do Doutor Brown – indo de 2015 para o passado.

Vejamos a lista que comprova tal feito.

1 – Trouxe nossa taxa de desemprego de volta para 2010

Em setembro deste ano, dotada da sua Máquina NME, conseguimos levar nosso país para março/10, quando nossa taxa de desemprego estava a 7,6%. Feito histórico! 5 anos no passado!

thur1

Fonte: IBGE, Elaboração própria

2 – Retornamos nossa produção industrial em 6 anos

Sim! Ainda em igual mês do gráfico acima (setembro), o país viu sua produção industrial voltar 6 anos no passado, atingir o nível de produção de 2009! (ou 2004, caso desconsidere a crise)

THUR2

Fonte: IBGE, Elaboração própria

3 – Voltamos com nossa dívida bruta para 2003

Não satisfeita com os feitos anteriores, a condutora da máquina conseguiu regredir nossa dívida bruta (em % do PIB) de setembro de 2015 para próximo de janeiro de 2003! Quantos anos voltamos no tempo??

THUR3

Fonte: Banco Central, Elaboração própria

 4 – Inflação quase em 2 dígitos

Situação não vista desde o fim de 2003, conseguimos voltar para uma inflação de quase 2 dígitos (em outubro ela chegou a 9,93%). Ela voltou no tempo e conseguiu reviver o dragão da inflação, que feito!

THUR4

Fonte: Banco Central, Elaboração própria

 5 – Voltamos para década de 30

Não satisfeita, e querendo testar o poder total de sua Máquina NME, a chefa configurou-a na potência máxima. Assim, ela planeja para que no ano que vem o Brasil retorne para os anos de 1930 e 1931, repetindo dois anos seguidos de queda do PIB – algo nunca conseguido até então. É de aplaudir de pé.

THUR5

Fonte: Banco Central, Elaboração própria 

Arthur Lula Mota, editor Terraço Econômico

Comentários

Sobre Arthur Lula Mota 45 Artigos
Economista pela Universidade Federal de São Paulo, liberal por excelência. Já trabalhou no mercado financeiro, auxiliando Mesa de Operações de fundos institucionais e departamento econômico com análise macro. Gosta de trabalhar na análise de conjuntura econômica, com projeções e discussão de cenário nacional e internacional. Acredita firmemente nos valores da democracia, liberdade e economia de mercado. Além disto, descobriu a pouco um novo amor: a filosofia. Embora esteja longe de dominar a arte, não abre mão de doses diárias desse remédio para alma. Nos tempos vagos, é torcedor alucinado de futebol.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*