Efeitos da Lava Jato?

Economia em Pílula – uma dose rápida de economia no seu dia | por Leonardo Palhuca

Já que o deputado Sibá Machado (PT-PI) acusou o juiz Sérgio Moro de querer destruir a Petrobras, fomos dar uma conferida no trabalho do juiz curitibano!

Comparamos o preço das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) com o das maiores petroleiras do mundo desde o período que a Lava Jato foi deflagrada, em 17 de Abril de 2014. Incluímos na amostra as petroleiras de capital aberto dentre as 10 maiores do mundo em receita anual.

Ações Ordinária (PETR3)

[caption id="attachment_5729" align="alignnone" width="1077"]PETR3 Fonte: Yahoo Finance[/caption]   Ações Preferenciais (PETR4) [caption id="attachment_5730" align="alignnone" width="1081"]PETR4 Fonte: Yahoo Finance[/caption]

Bom, é verdade que o período não foi nem um pouco bom para as empresas do setor, com o preço do barril de petróleo caindo 73.8% no período (de US$ 109.71 para US$ 28.78).

Mas parece que o nosso juiz Sérgio Moro vem fazendo um bom trabalho e a Petrobras foi a empresa que mais perdeu valor desde que a Lava Jato ficou famosa. Uma destruição de valor de 60.65% das ações ordinárias e 71.55% das preferencias, contra uma desvalorização média por volta de 35% de seus pares.

Parabéns Sérgio Moro!!!!!

Leonardo Palhuca

Doutorando em Economia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Interessado em macroeconomia - política monetária e política fiscal - e no buraco negro das instituições. Escreveu para o Terraço Econômico entre 2014 e 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress