A explosão da dívida pública no Japão em um gráfico

Quando se fala da dívida pública no Brasil, que está atualmente próxima dos 75% do PIB, muitos lembram de outras nações que possuem uma relação dívida/PIB muito superior à que observamos por aqui. Um dos exemplos é o caso americano, que já foi tratado aqui, e também do caso japonês, recordista nesse quesito entre todos os países.

Vejamos o gráfico abaixo, que mostra a evolução da dívida pública japonesa desde 1965: capturar

O que mais impressiona é o primeiro número da série: 5%. Isso mesmo. O Japão, em 1965, tinha uma dívida que representava 5% do seu PIB. Contudo, décadas de estagnação (80, 90 e 2000) ocasionaram a explosão da dívida japonesa, que hoje já é superior ao dobro de tudo que é produzido pelo país.

Gráfico Interativo:

Arthur Solow

Economista nato da Escola de Economia de São Paulo da FGV. Parente distante - diz ele - do prêmio Nobel de Economia Robert Solow, que, segundo rumores, utilizava um nome artístico haja vista a complexidade do sobrenome. Pós graduado na FGV em Business Analytics e Big Data, pois, afinal, a verdade encontra-se nos dados. Fez de tudo um pouco: foi analista de crédito e carteiras para FIDCs; depois trabalhou com planejamento estratégico e análise de dados; em seguida uma experiência em assessoria política na ALESP e atualmente é especialista em Educação Financeira em uma fintech. E no meio do caminho ainda arrumou tempo para fundar o Terraço Econômico em 2014 =)
Yogh - Especialistas em WordPress