Ilan Goldfajn: "Com a inflação caindo teremos espaço para queda de juros”

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, está otimista quanto à estabilidade monetária e financeira do país. Goldfajn afirma que os bancos estão capitalizados e que a inflação está em queda. Ele lembra que o afrouxamento da inflação permite uma redução da taxa de juros, contribuindo para o crescimento da economia. A liquidez do sistema financeiro e o consequente aumento do crédito é outra vantagem apontada pelo chefe da instituição financeira na retomada do crescimento.

Goldfajn afirma ainda que, apesar de ser parte da solução para a crise, a política monetária depende de outras iniciativas do governo. “O Banco Central complementa outras atividades como a questão das privatizações, das concessões, das reformas estruturais, do investimento em infraestrutura, da agenda micro econômica”, pontua.

 

Comentários

Sobre Terraço Econômico 258 Artigos
O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada visando entender quais são as implicações dos eventos econômicos, políticos e sociais. Desde seu início, o Terraço se compromete a oferecer conteúdo de qualidade, opinião equilibrada e imparcial, baseada em fatos passíveis de confirmação.