Inflação de outubro é a menor taxa para o mês desde 2000

A inflação medida pelo IPCA - índice de preços ao consumidor amplo - acelerou para 0,26%, contra uma taxa de 0,08% em setembro. A taxa foi substancialmente mais baixa do que aquela observada em outubro de 2015, quando foi de 0,82%. Essa taxa mensal de 0,26% é a menor taxa para o mês de outubro desde do ano 2000.

No ano, o IPCA acumula uma alta de 5,78%, já bem acima da meta de inflação do Banco Central de 4,5%a.a. No acumulado de 12 meses a taxa se encontra pela primeira vez abaixo de 8%, agora em 7,87%.

O grupo que apresentou a maior alta em outubro foram os transportes, que subiram 0,75%. Enquanto a menor queda ficou com artigos de residência que cairam 0,13%.

Fonte: IBGE, Elaboração Própria.
Fonte: IBGE, Elaboração Própria.

victor

 

Comentários

Sobre Terraço Econômico 274 Artigos
O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada visando entender quais são as implicações dos eventos econômicos, políticos e sociais. Desde seu início, o Terraço se compromete a oferecer conteúdo de qualidade, opinião equilibrada e imparcial, baseada em fatos passíveis de confirmação.