IPCA de novembro é a menor taxa mensal desde 1998

Fonte: IBGE; Elaboração Própria

A inflação medida pelo IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo - desacelerou para 0,18% em novembro, frente uma alta de 0,28% em outubro. O número foi consideravelmente abaixo do esperado pelo mercado de 0,27% (pela mediana das expectativas coletadas pela Bloomberg).

Cinco dos nove grupos que compõe o IPCA contribuíram para a desaceleração do índice, principalmente o item de alimentação e bebidas que sofreu uma deflação de 0,20%.

Com essa taxa de 0,18% em novembro e a expectativa do mercado para a inflação de dezembro em torno de 0,50%, existe uma chance considerável de que a inflação do ano de 2016, fique dentro do limite do regime de metas de inflação, que é de 6,5%a.a. 

Como sempre, o terraço traz um gráfico completo com todos os itens da inflação de novembro, o acumulado em 12 meses, e o comportamento da inflação mensal nos últimos 3 anos.

Fonte: IBGE; Elaboração Própria
Fonte: IBGE; Elaboração Própria

victor

Comentários

Sobre Terraço Econômico 249 Artigos
O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada visando entender quais são as implicações dos eventos econômicos, políticos e sociais. Desde seu início, o Terraço se compromete a oferecer conteúdo de qualidade, opinião equilibrada e imparcial, baseada em fatos passíveis de confirmação.