Luiza Helena Trajano tinha razão?

Você no Terraço | Por Tarcizio Tuão

“Quando é que você vai vender suas lojas [Magazine Luiza] pra Amazon?”

Foi com essas palavras e com essa “delicadeza” que e apresentador do Manhatan Connection, Diogo Mainardi, discutia com a presidente da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, a situação da economia brasileira em 2013. O acalorado debate entre Diogo e Luiza continuou quando a convidada rebateu com números e estatísticas o pessimismo do apresentador em relação a economia brasileira e especificamente o mercado varejista.

Conciso em sua crítica, Diogo prosseguiu: “Eu não vejo caminho para o varejista em uma situação que vai haver crise, se a crise não existe ainda... haverá”. Se Diogo foi rígido em suas críticas, Luiza também respondeu à altura. “Tem algumas informações que gostaria de te passar por email depois...” e completou dizendo que a inadimplência estava totalmente sob controle, havia no país um déficit habitacional brasileiro e ainda existia um grande mercado a ser explorado pelas companhias de varejo, tendo em vista a ausência de itens básicos nos lares brasileiros como televisão e máquina de lavar roupas, por exemplo. Fato é que o debate continuou em torno das fontes dos dados e o clima ficou tenso ali.

Mas passado 1 ano e meio do MMA Mainardi x Trajano, e após o episódio ter ganho as redes sociais com ínumeras críticas sobre a agressividade de Diogo, a pergunta é? Quem estava certo?

De fato, Luiza Trajano tinha razão parcial em relação ao cenário daquele período, os números mostravam quer a inadimplência teve uma queda de 1,9% no ano de 2013 em relação ao ano anterior, o governo continuava aumentando a quantidade de recursos destinados a créditos pessoais, como o programa Minha Casa Minha Vida e a que ausência de itens básicos existia (como sempre existiu), mas esqueceu de mencionar o que estava ocorrendo por trás desses indicadores.

Um dos pilares das medidas adotadas no modelo econômico do governo Dilma foi a expansão do crédito o que gerou um aumento no consumo da população, sendo o setor de varejo um dos setores que foi mais beneficiado. Esse período de crescimento artificial gerou um sentimento de que a economia se mostrava forte e sustentável, mas como podemos ler nos noticiários atuais isso está longe de ser verdade.

Hoje, o governo lida com retração da economia, inflação acumulada de 8% muito acima do TETO da meta, aumento do desemprego para 6,4% no mês de abril (maior nível desde 2011) e aumento da inadimplência para 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dese Fonte: IBGE e Serasa
IPCA: Índice oficial que mede inflação

Inad
INAD: Índice que mede inadimplência (variação em relação ao ano anterior)

Trajano disse que Mainardi era alguém pessimista que via o copo meio vazio.

Sobre a pergunta de quem estava certo, prefiro não responder e deixo a cargo do leitor. Apenas um dado: a Magazine Luiza acaba de fechar 9 lojas.

Entrevista Completa https://www.youtube.com/watch?v=WCTkwB2BcwY

Tarcizio Tuão
Consultor em Gestão Pública
Graduado em Administração Pública e de Empresas pela FGV-RJ

Comentários

Sobre Terraço Econômico 289 Artigos
O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada visando entender quais são as implicações dos eventos econômicos, políticos e sociais. Desde seu início, o Terraço se compromete a oferecer conteúdo de qualidade, opinião equilibrada e imparcial, baseada em fatos passíveis de confirmação.

16 Comentário

  1. Muito bom !
    Já acompanho o DM . Polêmico , antepetista e pupilo do Paulo Francis.
    Trajano vinha de um momento altamente positivo , com aumento de ativos e de lucro líquido. Mas como muito bem esplanado no texto acima ..um país com crescimento artificial.País esse governado por governantes , com projetos puramente eleitoreiros E de interressés obscuros.
    Na minha opinião perdeu uma grande oportunidade de vender suas lojas para Amazon..
    DM mora fora do Brasil, acesso a informações que a maioria de nós não tem , devido a interresses da Rede Globo.
    Faz previsões polêmicas é até preconceituosas contra nordestinos porém ele viu que esse nosso país do futuro... era Maquiado e sem sustentabilidade .Lá de Veneza , da arquibancada DM mostra que não tem rabo preso e fala o que quer.
    Pois quem de nos , antes dos escândalos do lava jato da Petrobrás, podíamos imaginar que atravessariamos essa recessão?
    Mas duas coisas no Brasil não mudaram e nem vao mudar:NÃO Sabemos Mudar E Sempre , Sempre PAGAREMOS a conta !

    • Os economistas austriacos previram essa crise desdê 2010 inclusive disponibilizando todo argumento fundamento fundamentado na economia da Escola Austrica e na na TACE (Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos) no site do instituto mises Brasil, qualquer um com interesse por economia poderia se informar por ali. Não venha com esses comentários isentões ridículos que o próprio governo usa em sua defesa como "quem iria prever". Cria vergonha na cara.

  2. No texto realmente algumas coisas fazem muito sentido com relação a governança... Agora sinceramente é muito triste ler uma reportagem como essa, onde o principal objetivo é fazer comentários vazios que não ajudam em nada na situação do País e somente quer expor uma pessoa que tem contribuído muito para que o país seja melhor, que diferente de muitos tem arregaçado as mangas e acreditado no Brasil. A crise sim esta sendo uma realidade e acredito que você Senhor Tarcisio Tuão se tivesse gastado o seu precioso tempo que perdeu escrevendo essa matéria que não ajuda exatamente em nada, focasse em como as pessoas e empresas devem fazer para superar esse momento difícil para que tenhamos o menor impacto possível, seria útil para a sociedade.

    Mais trite é ler um comentário onde o cidadão diz "perdeu uma grande oportunidade de vender suas lojas para Amazon"... Estamos falando do Magazine Luiza uma empresa Nacional, com mais de 50 anos de história, que emprega mais de 24 mil colaboradores, que todos os anos esta entre as melhores empresas para se trabalhar, onde seus colaborados cantam o Hino Nacional toda semana, são estimulados a ser patriotas e acreditar no País, independente de partido!!!... Lamentável esse tipo de pensamento, eu acredito no seguinte... Se vocês não acreditam no Brasil, peguem suas coisas e se mudem para qualquer outro lugar no mundo, pois como dizia o bom e velho ditado, "Muito ajuda quem não atrapalha"... E que aqui fiquem as pessoas que acreditam e queiram mudar a realidade, queiram ver um Brasil cada dia melhor e o principal contribuam para isso e sejam inconformadas com as coisas erradas.

    • Pois acredito que uma postagem dessas ajuda mais na conscientização que R$1.000.000,00 de propaganda petista. Não há ajuda possível quando o modelo econômico adotado é um modelo populista. Se acompanhasse os noticiários, verá que estamos apenas repetindo o que Venezuela e Argentina vem fazendo a mais tempo.
      Toda populismo econômico é assim: intervenção massiva do estado em diversos setores, incentivo ao consumismo, falta de estímulo ao investimento de longo prazo e, ao mesmo tempo, incorre ao déficit no orçamento. Vimos isso acontecer quando o PT assumiu o governo, junto ao aumento de gastos públicos e inchaço da máquina pública. Depois, com a diferença do PIB efetivo e o PIB potencial, o governo bancou as importações utilizando as reservas do banco central, regulamentando os preços com congelamentos e dando subsídios para as empresas maiores.
      Agora, vemos o estoque de capital diminuir e a queda da produtividade. Some-se a isso a queda também das reservas internacionais que citei acima. Temos agora um aumento contínuo dos preços e serviços de utilidade pública, por causa da escassez dos produtos. Cai o poder de compra e aumenta o custo de vida: desvaloriza a taxa de câmbio. Tudo pq o governo precisa de mais receitas.
      Estamos vivendo a fase de fuga de capital, principalmente estrangeiro, o que levará ao governo à uma imposição de controle de capital.
      Espere pela criação de muitos mais impostos. Espere pelo aumento do trabalho informal. Mas não espere por uma reforma fiscal, pq vai contra a retórica esquerdista.
      Por fim, aumenta assustadoramente a escassez de produtos. E como a taxa nominal de câmbio não desvaloriza ao mesmo ritmo da inflação, teremos a fuga em massa de capitais. Veremos a desmonetização, levando as pessoas a pouparem em dólar e utilizarem o real apenas para transações domésticas.
      Com o custo de vida altíssimo, o governo terá que cortar todos os subsídios. Aí quero ver você voltar aqui cobrando "ajuda" ao governo. Quero ver vc condenando os saques à comércios. Quero ver vc apoiando o governo quando este utilizar o exército para distribuição de alimentos. Quero ver vc condenando o FMI quando este for chamado para supervisionar os ajustes necessários.

      Mas provável que você não entenda o que escrevi. Se não entendeu nem mesmo as clarezas presentes nesse texto ou na entrevista do Mainardi...

    • Lucas, o problema é que a política econômica brasileira não favorece a estabilidade e o crescimento. Todas as intervenções teriam consequências e o jornalista avisou. Não só ele, mas diversos economistas e pessoas de conhecido sócio-econômico.

      • O que o Diogo Mainarda tem a dizer agora 21/02/2017 acoes da MAGAZINE LUIZA MGLU3 no valor de 185,30 com uma valorizacao de 2300% desde sua minima em 2015 proximo de 7 reais. Ele sumiu dizia que a LUIZA iria quebrar ou vender para o AMAZON e agora .

  3. A empresária em questão é apenas mais uma empresária que vive o momento e não tem visão do futuro. Não foi só o Diogo, diversos economistas e pessoas te conhecimento da sociedade já avisam das consequências da política econômica errada da Dilma (errada para o povo, bom para ela que protelou a crise para depois das eleições, junto de muita mentira). Se o momento é bom se aproveita, mas quem tem conhecimento percebe o que tem mais chance de ocorrer no futuro.

  4. Este cenário econômico estava previsto a partir da eleição do Lulla. Fazer socialismo com dinheiro dos outros é muito fácil. Distribuição de renda somente para países com base econômica forte. Quando Lulla assumiu o real ainda estava em fase consolidação. Luiza Trajano recebeu milhões do BNDES com juros altamente subsidiados e estava vendendo para o Programa Minha Casa Feliz. Agora em vez de vender para a Amazon esta fechando lojas vai fechar o capital para conter a queda dos papéis na bolsa para quebrar em pouco tempo.

  5. O DM estava certo pelo motivo errado, e a Trajano estava com visão parcial. Ela pareceu um pouco o instinto irracional do filme The big short, onde a farra do crédito não te faz ver o fim do túnel. Olhando para trás poderíamos dizer que DM é vencedor, mas quem sempre fala que vai dar problema, uma hora acerta.

  6. O que o Diogo Mainarda tem a dizer agora 21/02/2017 acoes da MAGAZINE LUIZA MGLU3 no valor de 185,30 com uma valorizacao de 2300% desde sua minima em 2015 proximo de 7 reais. Ele sumiu dizia que a LUIZA iria quebrar ou vender para o AMAZON e agora .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*