O estranho caso do desemprego no Brasil

O gráfico abaixo mostra o curioso caso do desemprego no Brasil. Embora o país esteja batendo recordes na queda da taxa de desemprego (linha laranja), o brasileiro vem encontrando mais dificuldade para encontrar um emprego (linha azul), situação que parece paradoxal. Como as taxas de desemprego vem caindo, mas o brasileiro está encontrando mais dificuldade para achar um emprego?

Pelo simples motivo que, como a taxa de desemprego é calculada apenas considerando aqueles que estão de fato procurando por uma vaga no mercado de trabalho, a partir do momento em que alguém desiste de procurar trabalho (seja porque resolveu estudar, seja porque desistiu de procurar, seja por qualquer outro motivo) essa pessoa sai da base de cálculo da taxa de desemprego.

E é este o fato que vemos no Brasil, o crescimento da chamada geração nem-nem (nem trabalham, nem estudam). Ou seja, infelizmente não é a taxa de desemprego que está caindo, são as pessoas que estão deixando de procurar emprego. Em outras palavras, mais do que simplesmente comemorar os dados, devemos entender o que há por trás deles.

1896900_812828545450186_187108498963568383_nTaxa de desemprego x Dificuldade de encontrar emprego. Fonte: Itaú

Leonardo de Siqueira Lima

Victor Wong

Mestrando pela Escola de Economia de São Paulo da FGV. Já trabalhou no mercado financeiro na área de Pesquisa Econômica. Interessa-se pelas questões fiscais e monetárias, além do fator político de cada uma das decisões tomadas no âmbito nacional e internacional. Em outras palavras, a "macro" é com ele! Porém, bons argumentos nem sempre são suficientes para ganhar discussões. Dessa forma, utiliza-se de suas (poucas) habilidades de barman para embriagar as contrapartes: nada como saber o ponto fraco de seus adversários. Escreveu para o Terraço Econômico entre 2014 e 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress