O outro lado da moeda

Artigo publicado em 02/04/2016 no jornal Gazeta do Povo, seção “Opinião”.

Enquanto seguimos no Brasil as notícias de alta inflação e recessão, o Velho Continente anda na contramão pelo menos em um quesito: o crescimento é baixo, mas a inflação também. Como é de se esperar em uma economia relativamente normal, baixo crescimento econômico vem acompanhado de queda do nível de preços da economia, uma desinflação ou a temida deflação. Portanto, não há nada de muito errado com o fenômeno observado na Europa.

Assim, se no Brasil os juros subiram para combater a inflação até janeiro, na Europa os juros continuam caindo. Mas em nenhum lugar a inflação (e nem suas expectativas) convergiu para a meta. Se as atuações das autoridades monetárias tanto no Brasil quanto na Europa parecem ir na direção correta sem obter o efeito desejado, a vilã pode ser a política fiscal.

—————->>>Continue lendo aqui <<<————————

Devido a um acordo com o Jornal Gazeta do Povo, periódico de maior circulação no estado do Paraná, o Terraço Econômico publica apenas um trecho do artigo, que pode ser lido na íntegra por meio do link: http://goo.gl/bgMje6

Leonardo Palhuca

Doutorando em Economia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Interessado em macroeconomia - política monetária e política fiscal - e no buraco negro das instituições. Escreveu para o Terraço Econômico entre 2014 e 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress