Petrobrás x Embraer - A diferença de gestão em um simples gráfico

Economia em Pílula. Uma dose rápida de economia no seu dia | por Leonardo de Siqueira Lima

Na mesma semana que a Embraer acaba de fazer o 1° voo com a maior aeronave de sua história, o KC-390, a Petrobrás acaba de perder sua comandante e indica uma baixa contábil de R$ 88 bilhões nos ativos da companhia referentes às perdas com corrupção ligadas à operação Lava Jato.

Motivado por isso, realizei uma comparação entre a valorização das ações de Embraer e Petrobrás nos últimos 5 anos, ou seja, desde fevereiro de 2010.

Podemos ver que ambas partem do índice zero, e que após 5 anos a Embraer valorizou aproximadamente 140% enquanto a Petrobrás desvalorizou 73%.

Não quero fazer juízo de valor do porquê desta causa, deixemos a cargo do leitor.

sem-tc3adtulo

Fonte: Bloomberg

Comentários

Sobre Leonardo Siqueira 57 Artigos
Exilado em Barcelona - Espanha Saído das camadas baixas da população brasileira, com muito esforço (e uma dívida imensa) conseguiu se formar na tão sonhada Escola de Economia de São Paulo da FGV. Não satisfeito com sua dívida da FGV resolveu fazer mais uma para cursar o Mestrado em Economia na Barcelona Graduate School of Economics, e fez o maior crowdfunding de educação da história do país. Nos tempos vagos tem o estranho hábito de assistir discursos de políticos como Collor, Barack Obama, John Kennedy e também do pastor Silas Malafaia, pois segundo ele, “esses caras vendem areia na praia”. O máximo que conseguiu com essas técnicas de persuasão, entretanto, foi uma cobertura extra no McDonald's. No ensino médio foi monitor de matemática e entrou pra história como primeiro monitor a ficar de “recuperação” com o restante da sala, mostrando desde cedo seu espírito de equipe. Tirando esses percalços da vida, possui diversos artigos nos principais veículos como: Valor Econômico, Folha de São Paulo, G1, UOL etc. ----------------- Email para contato: leonardo.siqueira@terracoeconomico.com.br

4 Comentário

  1. Comparar maças com espinafres (nem bananas eu diria). Maravilha!!!
    2 áreas completamente diferentes, vivendo momentos completamente diferentes. Mas tudo é válido como critério para se falar mal da gestão da Petrobrás.
    Agora faz um gráfico ai também, compara as açoes da petrobrás com o número de novas inscrições na torcida Fiel do Corinthians.
    E põe a culpa na gestão também. Parabéns !!!

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Amazon x Barnes & Noble x Book-a-Million – Os diferentes modelos de negócio | Terraço Econômico
  2. Clipping da Semana! | Terraço Econômico
  3. Amazon x Barnes & Noble x Book-a-Million – Os diferentes modelos de negócio - Terraço Econômico

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*