Dez maneiras identificar que você está sentado ao lado de um economista

Texto originalmente publicado pela The Economist: Airline safety,Ten ways to tell you might be sitting next to an economist

Um economista renomado no meio acadêmico foi retirado de um avião na semana passada, após um passageiro o considerar suspeito. Ele foi taxativo, afirmado que o homem estava produzindo "códigos terroristas" ou letras estrangeiras em um notebook. Descobriu-se depois que, Guido Menzio, era um economista italiano da Universidade da Pensilvânia, e na verdade estava trabalhando em algumas equações diferenciais para um modelo de custos de menu e dispersão de preços.

Felizmente, o Sr. Menzio foi autorizado a voltar em seu voo. Mas os passageiros não podem deixar de ser cuidadosos com essas situações. Portanto, aqui estão dez maneiras de comprovar que você pode estar sentado ao lado de um economista; a polícia também divulgou fotos de dois suspeitos (na capa desse artigo).

  1. Ele se recusa a ouvir o anúncio de segurança porque "no longo prazo, estaremos todos mortos"
  1. Ele continua te falando "não existe tal coisa", como um "serviço de bordo de graça"
  1. Ele evita conversa prolongada com você porque ele tem uma "expectativa racional" de que você é um idiota, desde o momento em que você escolheu o assento do meio.
  1. Mas ele se oferece para trocar o seu assento no corredor, elaborando um leilão competitivo com a mulher sentada atrás de você.
  1. Ele te empurra com o cotovelo, porque o espaço dele tem uma "maior utilidade marginal" do que o seu.
  1. Quando encosta os cotovelos na sua costela, ele diz que está simplesmente tentando incentiva-lo a um melhor comportamento.
  1. Quando ele abre o compartimento superior, uma cópia do Thomas Piketty de "O Capital no Século 21" cai e bate na sua cabeça.
  1. Mas, em seguida, ele usa o livro como um apoio para os pés.
  1. Ele só relaxa quando o avião atinge 35.000 pés, porque então ele está em "equilíbrio geral".
  1. Passa todo o voo rabiscando letras gregas em um notebook. Acontece que não é uma série de equações; ele faz parte da equipe de negociação do FMI a caminho de Atenas.
  1. Adiciona um ponto extra a uma "lista top 10", porque ele acredita em "raciocínio quantitativo".

Comentários

Sobre Terraço Econômico 213 Artigos
O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada visando entender quais são as implicações dos eventos econômicos, políticos e sociais. Desde seu início, o Terraço se compromete a oferecer conteúdo de qualidade, opinião equilibrada e imparcial, baseada em fatos passíveis de confirmação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*