Primeiro passo...

Economia em Pílula. Uma dose rápida de economia no seu dia | por Victor Wong

Ontem, o IBGE divulgou mais um dado de emprego. Segundo a PNAD Contínua, a taxa de desemprego subiu para 7,5%, em termos dessazonalizados. Esse aumento foi causado tanto por mais pessoas estarem desocupadas quanto por mais pessoas entrando no mercado de trabalho. Movimento que nos meses passados só vinha de mais pessoas procurarem trabalho e não de pessoas sendo demitidas.  Em termos econômicos, isso significa que tanto o lado da oferta de trabalho (população economicamente ativa) quanto o lado da demanda por trabalho (população ocupada) estão causando o efeito de subida na taxa de desemprego. Já os salários, em termos reais (descontando a inflação), estão praticamente estagnados.

Olhando ainda mais nos detalhes, o processo de desaquecimento no mercado de trabalho é mais nítido. Dentre as pessoas ocupadas, o grupo com carteira assinada vem caindo consideravelmente. No entanto, essa queda tem sido compensada pelo aumento do grupo que trabalha por conta própria. Em tempos de crise, é de se imaginar que pessoas demitidas comecem a trabalhar por conta própria, porque não encontram trabalho. Esse movimento ocorre até que o trabalho por conta própria não se sustente (não gere lucro) e essas pessoas realmente fiquem desempregadas.

Esse é o primeiro passo para uma taxa de desemprego mais elevada, que só tende a acelerar seu passo para cima!

 

Fonte: IBGE, Terraço Econômico
Fonte: IBGE, Terraço Econômico

 

china

Comentários

mm
Sobre Victor Wong 26 Artigos
Mestrando pela Escola de Economia de São Paulo da FGV. Já trabalhou no mercado financeiro na área de Pesquisa Econômica. Interessa-se pelas questões fiscais e monetárias, além do fator político de cada uma das decisões tomadas no âmbito nacional e internacional. Em outras palavras, a "macro" é com ele! Porém, bons argumentos nem sempre são suficientes para ganhar discussões. Dessa forma, utiliza-se de suas (poucas) habilidades de barman para embriagar as contrapartes. Nada como saber o ponto fraco de seus adversários... 

1 Trackback / Pingback

  1. Clipping da Semana – 31/05 a 07/06 | Terraço Econômico 2.0

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*