Felipe Jardim | João Pessoa-PB

Especial Eleições Municipais 2020

Sou Felipe Jardim, tenho 38 anos e sou candidato a vereador pelo Democratas em João Pessoa/PB.

Há doze anos, comecei a praticar nas areias das praias de João Pessoa um esporte pouco conhecido e que existia um certo preconceito pela xenofobia e também por ser considerado violento: o futebol americano. De maneira rústica, esse esporte foi iniciado por grupos de amigos aos finais de semana, carecendo de uma gestão e organização para criar personalidade jurídica. Esse era o início da fundação de uma associação e o começo da organização deste esporte na Paraíba e no Brasil, onde participei ativamente na organização de reuniões, que logo se transformaram em assembleias de diretorias. Nessa minha caminhada de fomento ao futebol americano, mesmo que sem perceber, acabei iniciando minha caminhada na política.

De forma mais concreta no mundo político, entrei no serviço público em 2013 como prestador de serviços, conhecendo ali o dia-a-dia de uma secretaria municipal, acompanhando a realidade e desafios da gestão pública. Assim, cinco anos depois, ingressei na Universidade Federal da Paraíba, no curso de Gestão Pública, buscando aperfeiçoar e qualificar as minhas habilidades, até então empíricas, para ter mais capacidade técnica e contribuir na minha atuação enquanto servidor público.

Na Universidade, faço parte da fundação e assessoramento da pasta de gestão de pessoas de um projeto de extensão que foi a empresa júnior do curso: a Resultado Público Consultoria Júnior. Formado por alunos regularmente matriculados e promovendo a qualificação e capacitação desses membros com apoio dos professores e suporte da instituição. Os objetivos da empresa júnior são a prestação de serviços para os Governos Municipais, Estaduais, Federal e Organizações do Terceiro Setor preferencialmente e para o Setor Privado quando objetivar o alcance do interesse público e a transformação social.

Na edição 2019.1 pude estagiar na Câmara Municipal em um programa chamado “Aprendiz de Vereador”, que permite ao estagiário vivenciar um gabinete de um vereador durante quatro semanas, além de aulas teóricas que traziam desde conhecimento sobre o regimento interno até visitas guiadas a outras instituições, como Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. A atividade legislativa com reunião de comissões e reuniões para construir alguns projetos do gabinete trouxeram para mim uma visão mais real sobre as funções dos vereadores em exercício. Durante esse estágio, conheci outro programa de estágio na Câmara dos Deputados em Brasília e, instigado pela recente experiência, busquei contatos até conseguir a indicação para participar do Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, na turma de julho de 2019.

Em Brasília, diferente da dinâmica municipal, o estágio consistia em uma semana intensa de atividades, palestras e vivência nas salas de comissões e auditório do Centro de Formação da Câmara (CEFOR), compartilhado com outros 70 estudantes universitários de quase todos os estados do País. Afora as horas de palestras e conteúdos recebidos, ter a oportunidade de vivenciar o ápice da política nacional de tão próximo, com a intensidade durante os debates da reforma da previdência, foi incrível.

Nesse ano de pandemia, pude fazer parte do grupo de Talentos do Politize em João Pessoa, uma organização social que tem por missão formar cidadãos conscientes e responsáveis sobre todo processo democrático, através da educação política, a participação e o diálogo plural. Foram semanas de reuniões virtuais debatendo temas e recebendo convidados sobre democracia, conhecimento técnico e fatos políticos. Inclusive tendo a oportunidade de escrever sobre essa experiência na 3ª edição da Revista Ethos.

Viver tantas experiências e até contribuir de alguma forma enquanto estagiário me trouxe algumas inquietudes. Existem muitas pessoas que trabalham com competência e proatividade na política e outros que não compartilham dos mesmos ideais republicanos. Minha vontade de ingressar na Câmara Municipal é de transformar esse quadro e tornar o parlamento municipal mais produtivo com discussões de interesse da cidade, saindo da realidade atual de atuação exclusiva de regiões ou grupos/entidades que os elegeram para um mandato de quatro anos.

Quando falamos dos problemas da cidade, existe uma cidade bem cuidada nos bairros nobres e próximos a orla e regiões periféricas totalmente esquecidas pelos gestores e com ausência dos projetos legislativos. Queremos construir e formatar com o poder executivo políticas públicas que tragam um desenvolvimento sustentável, econômico e tecnológico a João Pessoa. 

No esporte, que é uma das minhas referências, a de criar programas fomentadores que gerem uma maior participação dos atletas, outros atores e entidades voltados às comunidades e escolas públicas fundamentais, lembrando que essa deveria ser uma política inerente ao fomento de quaisquer práticas esportivas. 

Enxugar as leis municipais e inovar com tecnologia os acessos a câmara municipal. Formatar uma frente de modernização e recuperação do centro da cidade com museus e pontos turísticos atrativos e seguros. Melhorias nas condições dos abrigos e a atualização em tempo real do transporte público coletivo. 

Um diálogo plural com os bairros, proporcionar a mitigação de conflitos aproximando os cidadãos ao executivo e tornar mais acessível à sociedade a discussão dos projetos e políticas públicas, literalmente transformando o modo como o parlamento encara suas funções, é minha meta como aspirante ao legislativo municipal: a de sermos servidores públicos mais participativos e responsáveis com o regimento.

Disclaimer:

O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos a vereador das eleições deste ano em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem suas contribuições respondendo a questão de como melhorar os seus respectivos municípios a partir da proposição de políticas públicas via Câmara Municipal.

Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.

Terraço Econômico

O seu portal de economia e política!
Yogh - Especialistas em WordPress