Mindset econômico: a nova busca pela independência financeira

A procura pela independência financeira é uma realidade que está se tornando mais comum mundialmente e também no Brasil. Conheça o movimento FIRE e entenda sua popularidade.

Atualmente é muito comum ouvir falar do digital, de seu potencial e dos mercados que aproveitam suas novas dinâmicas.

De fato, rendidos ao digital, os brasileiros começaram se baseando em muitas das suas caraterísticas para tentarem conquistar uma maior independência financeira, nomeadamente através da criação de novos negócios. Isso tem motivado, também, um grande crescimento do empreendedorismo brasileiro.

Outras atividades online, como o jogo de azar, estão também ganhando terreno, à medida que novos aplicativos vêm amplificar as possibilidades dessas plataformas, permitindo uma maior mobilidade e imediatismo, com opções como o pôquer ou a roleta ao vivo.

Permanentemente com os celulares na ponta dos dedos, os brasileiros vão buscando as mais diversas formas de se adaptar aos tempos, se informando sobre alternativas para originar renda ativa e passiva no país.

Nesses meandros, você poderá já se ter cruzado com o termo FIRE (Financial Independence, Retire Early), que significa literalmente obter a independência financeira e se aposentar mais cedo. Ainda que não seja viável nem desejado para todos, esse movimento internacional está, de fato, se tornando tendência em vários países e está conquistando também os brasileiros.

Venha compreender o que é esse movimento e o que teria de fazer para poder adotá-lo em sua vida.

O que é isso do movimento FIRE?

O movimento por excelência no que respeita à independência financeira se chama FIRE.

Esse termo, frequentemente usado na mídia se refere à busca da independência financeira – momento no qual o rendimento passivo de uma pessoa permite que esta pague soma de suas despesas fixas mensais e sobre – para uma aposentadoria adiantada.

Esse patamar é desejado por muitos, já que corresponde a um momento no qual a segurança econômica é completa e as preocupações financeiras foram totalmente superadas.

A ideia da aposentadoria e da estabilidade financeiras são os maiores pontos de apelo desse movimento, que se baseia também no investimento em mercados, incluindo o das criptomoedas, o ramo imobiliário ou a bolsa. Por sua instabilidade, esse tipo de investimento comporta também alguns riscos.

Quais as dificuldades de aderir ao FIRE

A ideia da aposentadoria e da estabilidade podem ser aliciantes, mas o modo de atingi-las, além de acarretar riscos, é também feito à conta de muitos prazeres cotidianos, dos quais a maioria das pessoas não deseja abdicar.

A vida minimalista exigida nesse processo implica que se viva com o mínimo possível, evitando todo o tipo de gasto desnecessário, já que o dinheiro será orientado para o objetivo final: o investimento que permitirá uma renda passiva que promova a desejada independência econômica e a reforma antecipada que lhe é inerente.

Se trata de uma vida frugal e onde muitos aspetos do lazer e do convívio acabam sendo negados, em prol de um futuro com maior estabilidade. Dessa forma, nem todo o mundo é capaz de conviver com as restrições que esse estilo de vida implica.

Marina Veloso
Especialista em SEO e marketing de conteúdo


Disclaimer

A responsabilidade do conteúdo é do autor do artigo

Terraço Econômico

O seu portal de economia e política!
Yogh - Especialistas em WordPress