Redação acadêmica: 4 dicas para escrever um índice perfeito

Poucos dos principais guias de estilo incluem regras, padrões ou instruções específicas para a criação do índice/sumário.

Mas isso não significa que seu professor não possa pedir que você inclua um, especialmente para trabalhos acadêmicos mais longos, como uma tese ou dissertação. Esses “artigos” geralmente têm entre 100-200 páginas, tornando o índice um guia útil.

Assim como na maioria dos livros, a seção deve aparecer após a página do título e antes do resumo. Se você não for obrigado a incluir um resumo em seu artigo, o índice deve ser inserido antes do corpo do artigo.

Alguns modelos podem conter uma sessão de dedicatórias e agradecimentos. Você pode conferir um bom exemplo de dedicatória para o TCC neste artigo da MyStudyBay.

Embora bastante genérico em conteúdo e layout, há algumas dicas simples que compartilharemos que tornarão mais fácil criar uma seção de índice/sumário.

1. Escreva o artigo primeiro

Como você pode esperar, é impossível saber em qual página algo aparecerá antes de concluir o documento.

Dito isso, alguns alunos criam um índice básico para usar como um guia antes de começarem a escrever o corpo do artigo. Então, quando o concluem, simplesmente preenchem os números das páginas de cada seção.

Obviamente, você também deve editar o documento antes de incluir os números das páginas, uma vez que mesmo pequenas modificações podem alterar o comprimento do seu artigo, principalmente em alguma citação de monografia feita ao longo do texto.

Portanto, sugerimos enfaticamente que você simplesmente espere até que o artigo seja concluído para criar sua seção de índice. E se você precisar de um guia, simplesmente use seu esboço, que deve ser muito mais detalhado do que seu índice.

2. Organize seu documento

No momento em que terminar o corpo do artigo, você deve ter uma boa ideia de como tudo vai se encaixar. Se for um trabalho mais longo, como uma tese de conclusão de curso, deve ser separado em seções, como qualquer outro livro.

Somente depois de fazer isso, você deve criar o índice/sumário final. Fazer isso antes de definir a ordem das seções costuma ser uma grande perda de tempo, pois será necessário revisar várias vezes. Portanto, seja paciente e deixe a seção do índice para o final.

3. Decida quão detalhado deve ser

Como regra geral, quanto mais técnico for o assunto, mais importante será dividir seu trabalho em seções e subseções.

Isso ajudará seus leitores a encontrar exatamente o que procuram, sem ter que ler uma seção inteira. A maneira mais fácil de fazer isso é decidir se deseja ou não simplesmente listar os títulos de nível ou ambos os títulos e subtítulos.

Ao incluir subtítulos, eles devem naturalmente aparecer diretamente abaixo das seções principais de seu artigo, onde serão agrupados para mostrar que tratam de tópicos intimamente relacionados.

4. Formate corretamente seu índice

Embora nenhum formato seja por definição correto, existem alguns erros simples que podem tornar seu índice mais difícil de ler e usar.

Provavelmente, o mais comum é executar linhas de períodos das seções e subseções para os números de página correspondentes. Pode parecer útil, pois tudo o que o leitor precisa fazer é seguir a linha para corrigir o número da página.

Mas o que geralmente acaba acontecendo é que todos esses períodos desnecessários fazem a página parecer confusa, o que na verdade torna mais difícil de ler.

Em vez disso, simplesmente deixe o espaço entre as colunas em branco. É muito mais limpo e os números das páginas serão realmente mais fáceis de localizar.

Outro erro que muitos cometem é numerar as páginas preliminares, incluindo a seção do índice, e, em seguida, redefinir a paginação no corpo do artigo.

Desnecessário dizer que pode ser extremamente confuso para o leitor ter dois conjuntos de números em duas seções diferentes. Em vez disso, use algarismos romanos para numerar as seções antes do corpo ou simplesmente não as numere.


O ponto principal é que escrever uma tese já é difícil o suficiente, não se dê trabalho extra. Esperamos que você tenha achado essas 4 dicas úteis e que possa organizar facilmente o seu índice/sumário. 

Lucas MacDonald
Editor em MyStudyBay

 

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