Apresentação
Sou Carol Sponza, tenho 43 anos, sou carioca, advogada, sócia do escritório de consultoria MSS Consultores, especializado em direito regulatório. Atuo há 25 anos auxiliando multinacionais a sobreviverem ao complexo sistema burocrático normativo de nosso país.
Tenho mestrado em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance e pós em Escola Austríaca de Economia pelo Instituto Mises, sou mãe do João, de 5 anos e da Gabriela, que acabou de completar 1 ano e que eu ainda amamento. Eles são minha maior razão para querer lutar por um país melhor.
Em minha trajetória acadêmica, fiz parte da equipe de pesquisa da Professora Alina Mungiu Pippidi, uma das maiores autoridades em políticas anticorrupção no mundo, tendo sido agraciada com uma bolsa do Governo da Noruega para conclusão de minha tese sobre o tema.
Trabalhei por um ano para a Agência de Cooperação Técnica Alemã, na área de combate à pobreza.
Foram muitas horas em sala de aula, pensando sobre política pública, entendendo o mecanismo das leis, pensando na bagunça que é o sistema eleitoral e político brasileiro. Foram muitas as teses e artigos escritos, muitas análises e observações que geraram um conteúdo importantíssimo para a pesquisa. Foram também muitas horas vivendo na prática o dia a dia dos empresários, grandes e pequenos, de quem quer empreender, de quem quer gerar riqueza no país. Minha carreira me proporcionou a oportunidade de entender os pormenores do labirinto burocrático brasileiro e a dificuldade de empreender no Brasil.
Eu estava vivendo minha vida confortável até que um episódio aconteceu em 2017: eu me vi com meu bebê recém-nascido presa em um assalto dentro da minha própria casa. Naquele momento, inicialmente cheguei a pensar em me mudar com a minha família para fora do país, mas de que adiantaria eu ter feito mestrado na Alemanha em políticas públicas? Não consegui mais ser aquela ativista de sofá que fica só reclamando no celular. Eu me preparei muito para saber resolver os problemas do Brasil. E eu aprendi também que só o indivíduo é o gerador da mudança. Foi com esse pensamento que me candidatei pela primeira vez em 2018 para a deputada estadual e com uma equipe e orçamento super enxutos obtive quase 17 mil votos e hoje sou primeira suplente.
COMO POSSO IMPACTAR POSITIVAMENTE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO POR MEIO DE MEU MANDATO?
Possuo três pautas principais:
1. Desenvolvimento econômico – reforma tributária e administrativa e corte das despesas estatais. Com apoio a privatizações, concessões e parcerias público-privadas
2. Combate à corrupção e impunidade – além da punição, devemos ampliar o grau de moralidade e transparência da Administração Pública.
3. Educação básica e técnica profissionalizante – apoio a parcerias público-privadas e a sistema de vouchers. Aperfeiçoamento da gestão e formação dos profissionais.
Há décadas nosso país vem convivendo com uma alta dívida pública, que chegou a 98% do nosso PIB. Criamos dívida pública para cobrir despesas que estão acima da exorbitante arrecadação de tributos do país. E a pandemia criou uma situação ainda mais crítica nos gastos públicos e causou um aumento da inflação.
No Rio de Janeiro há anos vivemos em crise fiscal. Ano passado gastamos 67% da nossa receita corrente líquida com folha de pessoal, ultrapassando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que nos levou a ter uma dívida de 300% de tudo que arrecadamos.
Esse cenário econômico vem mostrando os efeitos práticos sobre a vida de todos nós: limitamos o crescimento da economia, o acesso ao crédito, a geração de empregos e o surgimento de novos negócios.
Eu defendo o controle dos gastos e fiscalizarei de perto atuação do Poder Público. Atacarei os elevados gastos da burocracia estatal e os privilégios da casta elevada do funcionalismo público. Além da adoção de mecanismos que aumentem a transparência da máquina estatal, evitando fraudes e desperdício do dinheiro do pagador de impostos, além de introduzir mecanismos que garantam a ampliação da concorrência e eficiência econômica.
Também lutarei pela simplificação dos tributos e do emaranhado legal que só servem para fomentar a insegurança jurídica do país. Precisamos garantir políticas públicas de qualidade num ambiente de negócios simples, seguro, desburocratizado e íntegro.
No momento que as contas estiverem organizadas, o investidor estrangeiro, o empreendedor e o empresário voltarão a investir, aquecendo a economia naturalmente. Mais empresas significam mais oportunidades de emprego, significam melhor qualidade de vida em nosso estado.
Usarei os conhecimentos de adquiri em minha especialização em políticas anticorrupção. Pois, sem desprezar ações repressivas contundentes, somente por meio de ações de controle preventivo e de reforma do Estado que conseguiremos reduzir efetivamente a corrupção, pois essa se beneficia da desorganização administrativa, ineficiência e pouca transparência do serviço público. Uma máquina estatal mais enxuta faz com que as oportunidades de corrupção diminuam.
Também lutarei para que a educação pública no Brasil volte a ser prioridade número 1. Precisamos melhorar a educação básica e investir no ensino técnico profissionalizante. Hoje gastamos mais que a média dos países ricos e entregamos uma das piores educações mundiais.
Pretendo criar mecanismos legais para a implementação de um sistema de vouchers, uma espécie de Pró-Uni da educação básica, a fim de trazer mais liberdade de escolha para os pais e valorização dos professores.
Precisamos também focar na educação profissionalizante. Estamos abaixo do ideal, com apenas 8% dos estudantes nessa modalidade. O ensino técnico e profissionalizante é agente de transformação econômica e social. É mais rápido e mais barato do que o superior, possui menos evasão e maior taxa de empregabilidade. Melhorando a oferta de mão de obra para o mercado, aumentamos a oportunidade para os jovens do Rio de Janeiro.
Estou pronta para esse desafio: mostrar que a política deve ser ocupada por quem ainda tem esperança de ver nosso país em um lugar mais livre e próspero.
Mais informações sobre a candidata Carol Sponza no site do TSE: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (tse.jus.br)
Disclaimer:
O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos aos cargos de deputado estadual e federal em 2022 em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem argumentos e ideias do que planejam fazer em seus mandatos nas Assembleias Legislativas nos estados ou no Câmara dos Deputados em Brasília.