O Brasil é repleto de contradições. O PIB do país em 2021 foi de R$ 8,7 trilhões, segundo o IBGE. Porém, a desigualdade social e suas mazelas são enormes e foram agravadas pela pandemia. Também, somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo, enquanto o quadro da fome cresce. Temos uma grande biodiversidade, mas desmatamos muito.
Já São Paulo é o estado mais rico, com um PIB de R$ 2,348 trilhões, com uma população de 46 milhões de pessoas. Assim, é evidente que São Paulo, tendo em vista seu peso, tem uma enorme responsabilidade e capacidade para enfrentar os problemas do Brasil. Nesse sentido, para que aproveitemos ao máximo o potencial de crescimento do nosso Estado, para que São Paulo volte a ocupar lugar de destaque como polo de inovação e eficiência, para que construamos uma realidade mais justa, é necessário eleger pessoas que tenham compromisso com o desenvolvimento e com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todas(os), principalmente para os mais vulneráveis. É por defender esses princípios que me candidato à deputada estadual pelo PSB.
Prazer, sou Mayara Torres, cria da Favela da Borracha, Zona Sul de São Paulo, advogada prounista formada pela PUC-SP, pós-graduanda em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP.
Trabalho desde meus 16 anos. Passei pela iniciativa privada, por órgãos públicos e atuei no terceiro setor com trabalhos voluntários. Como advogada, atuo com Direito Administrativo e de Infraestrutura, na modelagem de projetos e na gestão de contratos de concessão e parcerias público-privadas.
Tenho um grande apreço pelo tema governo aberto, materializado no controle e na participação social, na transparência, na eficiência dos serviços públicos e no combate à corrupção. Trabalhei durante 2 anos no Ministério Público de Contas, junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, fiscalizando contratos públicos e a gestão de contas dos municípios paulistas, experiência que me aproximou da política. Fui eleita líder municipal do Movimento Acredito em São Paulo e conselheira participativa municipal para atuar junto à Subprefeitura da Cidade Ademar com ações de fiscalização dos gastos públicos e ampliação da participação e do controle social das políticas públicas.
Sou ativista pelos direitos da juventude e da periferia. Atuo como conselheira estadual de juventude, representando movimentos sociais que lutam por essa pauta, e conduzo o projeto Direito Nosso, que tem o objetivo de levar educação político-jurídica para jovens periféricos e foi selecionado para representar o Brasil no programa Generation Unlimited Youth Challenge, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Nosso projeto de campanha tem 3 propósitos: 1) colaborar para que a periferia seja o centro das decisões para que a favela possa sonhar e ser feliz; 2) aproximar o cidadão comum da política e ter o serviço público como solução e não como problema; e 3) mostrar que os jovens constroem o presente e não só o futuro e que a juventude é grupo essencial para o desenvolvimento do país.
A partir desses 3 propósitos, definimos as 3 bandeiras prioritárias da nossa campanha: 1) juventudes; 2) eficiência no serviço público e combate à corrupção; e 3) bem viver na favela.
Sobre nossa 1ª bandeira, temos a proposta de construir, de forma participativa, o Plano Estadual das Juventudes. Defenderemos a educação pública de qualidade como prioridade e, continuamente, buscaremos estimular a criação de oportunidades de emprego e renda, com foco em tecnologia e inovação, a fim de facilitar a transição da escola para o mercado de trabalho. Lutaremos pela promoção de políticas de saúde mental e autocuidado nas escolas. E trabalharemos a favor da cultura, entendendo-a como política complementar de segurança, preventiva à criminalidade, e motor de desenvolvimento econômico-social.
Em relação à 2ª bandeira, apresentamos 4 propostas para concretizá-la. Primeiro, é essencial fortalecer e facilitar o controle do Estado pela população, além de nos apresentarmos como um mandato fiscalizador das ações promovidas pelo Estado. Também, defenderemos o fortalecimento e a reestruturação dos espaços de participação social, principalmente por meio dos conselhos participativos, do orçamento participativo e de boas práticas de governo aberto. Além disso, daremos atenção à experiência do usuário nos serviços públicos, que devem ser entendimentos como um direito, e não um favor, de todas(os) as(os) cidadãs(ãos) e que devem ter como preocupação seu padrão de qualidade. A última proposta é a formação de um Gabinete Itinerante e de Conselhos Populares, temáticos e territoriais, compostos em especial por lideranças comunitárias e de movimentos sociais, a fim de promover escutas sobre o nosso mandato e demandas de todas(os).
A 3ª bandeira envolve o fomento ao empreendedorismo e à economia criativa nas periferias, colaborando para a otimização do processo de abertura de novos negócios e para a busca de novas formas de financiamento. Também, daremos atenção aos impactos das mudanças climáticas. Para isso, trabalharemos com ações preventivas, ao invés de só agir quando tragédias acontecem, e buscaremos um compromisso efetivo por parte do Estado para a construção de uma política habitacional funcional. Lutaremos para garantir acesso universal à água e tratamento de esgoto, principalmente nas favelas, de forma ininterrupta e com qualidade, pois entendemos que o saneamento básico é uma pauta prioritária, sendo política de saúde que garante qualidade de vida e garante dignidade. Por fim, daremos um novo olhar para a segurança pública, com respeito aos direitos humanos de todas(os), policiais e acusadas(os), com o combate à violência policial e com estratégias e intervenções baseadas em evidências. Defenderemos uma política de segurança pública humanizada e participativa, pautada em ações preventivas, mais do que repressivas, a fim de evitar que os crimes ocorram.
A política é instrumento de transformação social e arte de promover mudanças estruturais e em escala, devendo ser feita com amor, honestidade, compromisso e responsabilidade.
Por isso, me apresento como candidata a deputada estadual por São Paulo, trazendo minha experiência técnica, minha vivência na periferia e muita vontade de fazer acontecer. Te convido a conhecer mais nosso projeto (mayaratorres.com.br) e a fazer parte dessa nossa construção. No dia 02 de outubro, peço seu voto. Vote 40040 para deputada estadual por São Paulo!
Mais informações sobre a candidata Mayara Torres no site do TSE: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (tse.jus.br)
Disclaimer:
O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos aos cargos de deputado estadual e federal em 2022 em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem argumentos e ideias do que planejam fazer em seus mandatos nas Assembleias Legislativas nos estados ou no Câmara dos Deputados em Brasília.