A Educação como melhor ponto de partida para o desenvolvimento
Há poucas dúvidas sobre a importância das eleições no ano do bicentenário da Independência. Em toda a história republicana, nunca vivemos um ciclo tão longo de eleições livres e democráticas. E jamais enfrentamos ameaças tão reais e declaradas de retrocesso à democracia, na Educação, Ciência, Meio Ambiente e Justiça Social. Decidi concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados com o objetivo de trabalhar para que este momento decisivo da vida nacional seja marcado não por uma ruptura, mas por um novo ponto de partida para o desenvolvimento econômico e social que precisamos: um projeto de Brasil pautado na Educação de qualidade para todas nossas crianças e jovens. Sem Educação não há cidadania.
Nasci em São Gonçalo, sou filho e sobrinho de professoras, e tive minha vida transformada pela Educação. Foi graças à Educação pública de qualidade que eu pude sonhar grande e ter acesso a tantas oportunidades, como estudar com bolsa em Harvard, uma das maiores universidades do mundo, e investir meu tempo e energia atuando nessa causa. Sonho que a escola seja capaz de levar nossos estudantes mais longe. Minha luta política vem daí: transformar a exceção em regra. Fazer com que todas as crianças e jovens brasileiros tenham mais oportunidades a partir do acesso fundamental à Educação de qualidade.
Quando estive à frente da maior rede municipal da América Latina, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, busquei investir na retomada das aulas presenciais em segurança. Lideramos esse processo no Brasil em 2021, sempre em parceria com a Ciência. Com um trabalho de busca ativa, trouxemos de volta mais de 20 mil alunos que tinham desistido de estudar durante a pandemia. Lançamos o maior programa de revitalização dos CIEPs da história do Rio. Criamos a Olimpíada Carioca de Matemática, que tem como prêmio principal levar alunos para Disney e Nasa. É o aluno da escola pública voltando a sonhar alto.
Trabalhamos muito para tornar nossa Educação ainda mais inclusiva. Mudamos nosso material didático para representar nossos alunos, sejam negros, brancos, magrinhos, gordinhos, cadeirantes, porque todos têm que sentir que pertencem quando olham para o seu material didático. Criamos o programa Livres pra Estudar, que fornece absorventes para as nossas alunas, dando dignidade e condições para frequentarem as aulas como os meninos.
Mas o que significa, na prática, dizer que a Educação deve ser a condição básica para a promoção de uma sociedade melhor? Como fazer para que ela se torne o ponto de partida para a virada econômica, social e cultural de nossa geração? As minhas propostas para a Educação se dividem em três eixos fundamentais, além de duas outras vertentes para melhoria da gestão pública e para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Em primeiro lugar, a primeira infância. Precisamos implementar uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, nos moldes do que está definido pelo Marco Legal da Primeira Infância. Um dos pontos mais importantes será promover a expansão de creches e pré-escolas, com foco maior no atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social. Também pretendo atuar na reformulação da Política Nacional de Alfabetização, de modo a fomentar a expansão do Rio Alfabetiza, o programa que iniciamos na cidade do Rio, e que visa ensinar a ler e escrever na idade certa. Essas duas ações devem se combinar a um combate efetivo à evasão escolar, com o apoio a projetos de inclusão de crianças e jovens, além de implementar uma busca permanente daqueles que deixam a sala de aula por problemas ou necessidades em casa. Pretendo articular, ainda, um programa nacional de poupança para jovens e crianças de baixa renda, como um incentivo para que concluam os estudos.
Sem esquecer de assegurar dois direitos básicos no século 21: o necessário direito à conectividade para alunos e professores e a garantia de equipes especializadas e recursos pedagógicos e financeiros para atender estudantes com necessidades especiais. Quanto maior a inclusão, mais rico e avançado será nosso país.
Este primeiro eixo de propostas contém ainda projetos para fortalecer as universidades públicas, nas vertentes ensino, pesquisa e extensão, e fomentar programas de formação continuada de gestores, professores e profissionais em geral da educação básica.
Meu segundo eixo de propostas visa instituir a escola como lugar de proteção social, com alimentação balanceada, fomentando o consumo de produtos da agricultura familiar, e fortalecendo o Programa Saúde na Escola. Além disso, precisamos urgentemente expandir o combate à pobreza menstrual, um assunto que já deveria ter sido resolvido há décadas e que pode ser finalmente superado nos próximos anos se fizermos as escolhas políticas corretas.
O tripé de propostas relacionadas ao ensino se completa com todo um programa voltado para a escolaridade e empregabilidade dos jovens, com a implementação do novo Ensino Médio com formação técnica e profissionalizante, expansão dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs), que implementamos na cidade do Rio, com base na metodologia STEAM, que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Isso tudo além de defender a recuperação e melhoria das escolas existentes.
Depois de ser eleito o deputado estadual mais jovem do Rio de Janeiroem 2018, quero fiscalizar a execução de políticas públicas nacionais, cobrar resultados e prestar contas como deputado federal. Como disse Louis Brandeis, juiz da Suprema Corte dos EUA, a luz do sol é o melhor desinfetante contra a corrupção.
Vou pautar minha atuação na defesa do meio ambiente — com a reconstrução do arcabouço de proteção e fiscalização —, na erradicação da pobreza extrema, como previsto na Agenda 2030 das Nações Unidas, e na melhoria da mobilidade urbana no Rio de Janeiro. Investimentos em integração e inteligência, para aperfeiçoamento das políticas de segurança pública e na recuperação do Rio de Janeiro como capital turística do Brasil também contarão com meu apoio. Duzentos anos depois do Grito do Ipiranga, é hora de virarmos a página e escrevermos um novo capítulo de nossa história.
Mais informações sobre o candidato Renan Ferreirinha no site do TSE: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (tse.jus.br)
Disclaimer:
O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos aos cargos de deputado estadual e federal em 2022 em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem argumentos e ideias do que planejam fazer em seus mandatos nas Assembleias Legislativas nos estados ou no Câmara dos Deputados em Brasília.
Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.