O seu espaço no Terraço Econômico!
Quer ir além com aquele trabalho nota 10 da faculdade? Tem algo a dizer sobre o debate entre aqueles analistas econômicos famosos? Está cansado da mesmice no trabalho e procura produzir algo diferente? Não aguenta mais aquele político defendendo propostas sem fundamentos sólidos? Gosta de finanças e quer ajudar na educação financeira das pessoas?
Esses são alguns dos motivos para receber Você no Terraço: a seção onde leitores se tornam autores!
Quer saber mais? Envie um e-mail para: [email protected]
Você no Terraço
A escala 6×1 não é desumana. O salário mínimo é.
Um amplo debate tem movimentado as redes sociais ultimamente. A PEC do fim da escala de trabalho 6×1 atingiu na última quarta-feira (13) as assinaturas necessárias para começar a tramitar na Câmara. foi o assunto mais comentado na semana passada na rede social X. A nossa legislação, atualmente, permite que…
Don’t cry for money, Argentina!
Para quem conheceu a Argentina do início do século XX, o que não é o meu caso, ou ao menos acompanhou a história dessa potência econômica em sua triste derrocada nas últimas duas décadas, até amargar o fato de ter cerca de 55% de sua população vivendo em condição de…
Além da intenção: Examinando a ordem não intencional nas ciências sociais
De acordo com Menger (1985), uma das questões mais notáveis das ciências sociais é o surgimento de instituições sociais por meio de resultados não planejados[1] . De fato, vários pensadores sociais dedicaram suas vidas a fornecer uma explicação válida para essa questão. Entretanto, é importante observar que entendimentos divergentes dos…
Ricupero em dois tempos
“Memórias” (São Paulo: Editora da Unesp, 2024), do embaixador Rubens Ricupero, é um livro, francamente, fantástico e que merece, sinceramente, ser lido. Sob variados aspectos, ele representa um acontecimento na vida cultural e política brasileira. Longamente esperado, ele retraça, em primeira pessoa, a trajetória de um dos mais importantes herdeiros…
Haddad contra a curva de Laffer
Thomas Hobbes dizia que era muito perigoso o fato das pessoas rirem do governo. Se o autor do Leviatã vivesse no Brasil hoje, daria risada dos memes do nosso Ministro da Fazenda? Fernando Haddad vem recebendo duras e merecidas críticas pelo aumento de tributos que ele e sua equipe planejam…
Autonomia do Banco Central: a importância do próximo passo
No intrincado panorama das instituições nacionais, o Banco Central (BC) tem se destacado como guardião da moeda e timoneiro da política monetária, resultado do compromisso institucional com controle inflacionário e estabilidade do sistema financeiro em prol do cidadão. Seu grau de autonomia atual baliza o compromisso com a estabilidade econômica…