Feliz aniversário, SELIC!

A primeira reunião do Copom sob a batuta do novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, não trouxe surpresa. Apesar do discurso mais firme contra a inflação em sua posse, foi decidida por unanimidade a manutenção da Selic em 14,25% ao ano. Mas com mudanças substanciais na comunicação do BC, agora mais precisa.

Assim, podemos preparar a festinha de aniversário. Desde 29 de julho de 2015, a Selic está em 14,25%, quando o ciclo de aperto monetário iniciado em 2014 foi encerrado. Como a próxima reunião do Copom está marcada para setembro, já podemos encomendar o bolo.

Apesar do aumento de juros em 2015 e sua manutenção ao longo de 2016, a inflação teima em permanecer acima da meta sob qualquer medida – IPCA cheio, Núcleos, Preços Livres etc. É bem verdade que a inflação de 10,7% de 2015 não se repetirá, mas tampouco chegaremos à meta estabelecida pelo CMN de 4,5% em dezembro. Será que em 2017?

—————->>> Continue lendo aqui <<<————————

palhuca

Devido a um acordo com o Jornal Gazeta do Povo, periódico de maior circulação no estado do Paraná, o Terraço Econômico publica apenas um trecho do artigo, que pode ser lido na íntegra por meio do link: http://goo.gl/hP24V9

Leonardo Palhuca

Doutorando em Economia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Interessado em macroeconomia - política monetária e política fiscal - e no buraco negro das instituições. Escreveu para o Terraço Econômico entre 2014 e 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress