Muita gente fala que a dívida pública brasileira está num patamar bem menor quando comparada a outros países, EUA e Japão são exemplos. Isso é verdade, basta mencionar que muitos países europeus, EUA e o Japão tem uma dívida superior que o próprio PIB (ou seja, uma relação superior a 100%.). A nossa, segundo o Banco Central Brasileiro, era de 73% em maio de 2016. Ainda assim, qual o panorama da evolução da dívida pública nacional ao longo das décadas?
Como já falamos várias vezes neste mesmo Terraço [1], a trajetória ou evolução da dívida é muito mais importante que o estoque ou o número absoluto. Para avaliar esse indicador, vamos analisar a evolução da dívida pública brasileira desde 1978, com os respectivos presidentes do período.
O FMI projetou [2] que, em 2021, a dívida pública em percentual do PIB pode chegar a 92%. Notem, portanto, que seria o segundo valor mais alto da série, só ‘perdendo’ para 1989, quando houve uma maxidesvalorização da moeda nacional. Mesmo assim, o ajuste fiscal vai sendo adiado, adiado e adiado. Não se preocupe: a conta irá chegar, com juros!
Notas
[1] Ver este, por exemplo: http://goo.gl/CuyJzO
[2] http://goo.gl/NIa7nJ