Bitcoin vs. Ações: comparando movimentações e características de preços

A ascensão meteórica do Bitcoin na última década alertou os trades e investidores dos principais mercados. É fácil fazer comparações entre o alto desempenho do Bitcoin e os índices de ações tradicionais.

Muitas vezes, dada a reputação das criptomoedas serem uma “evolução” do dinheiro, vemos comparações genéricas com moedas nacionais, como o Bitcoin tendo seu preço comparado a ativos como o dólar ou mesmo o ouro.  Além disso, muitos traders pensam em seus ganhos e perdas em moedas como dólar ou reais.

No entanto, quando se trata de movimentos de mercado, o Bitcoin se parece mais com ações tradicionais. Antes da ascensão do Bitcoin, que atingiu seu auge no final de 2017, o mercado de ações era a plataforma de escolha para pessoas que desejavam aumentar suas carteiras de ativos. É compreensível que com a chegada do Bitcoin como um ativo, embora diferente e ainda um pouco desconhecido para muita gente, de rápida ascensão e potencial e volatilidade comparáveis, a conversa se aproximou das criptomoedas.

Vamos comparar o desempenho anual do Bitcoin até o momento com o S&P 500  (índice que reflete o desempenho das ações das 500 maiores empresas dos EUA) , ou a NASDAQ 100 (um índice que rastreia os 100 principais empresas americanas).

Fonte: TradingView

Com base no gráfico acima, seus U$1.000 investidos em Bitcoin (BTC) no início de 2020 teriam aumentado para US$1.660 (apresentado em laranja), em comparação com U$1.265 se você escolheu NASDAQ (apresentado em vermelho) ou apenas U$1.029 para S&P 500 (apresentado em azul). Obviamente, os preços flutuam no dia a dia, mas este é apenas um dos muitos exemplos que mostram a competitividade do Bitcoin como uma classe de ativos.

Os resultados são semelhantes para ações de primeira linha. Em 2017, quando a alta do Bitcoin e chegou ao conhecimento do público, os analistas de ações classificaram cinco empresas de tecnologia como porta-estandartes das ações de ponta. Essas empresas – Facebook Inc. (FB), Apple Inc. (AAPL), Amazon.com Inc. (AMZN), Netflix Inc. (NFLX) e Alphabet Inc. Google (GOOGL) exibiram ótimos desempenhos no mercado de ações na última década.

https://accounts.binance.com/en/register?ref=NJTHVCFC

Vamos comparar essas ações da FAANG com o Bitcoin e duas outras criptomoedas populares: Ethereum (ETH) e BNB.

Esta tabela mostra que considerando apenas 2020, as criptomoedas podem enfrentar de igual pra igual algumas das melhores ações de primeira linha do mercado.

Comparando Bitcoin com Ações

Em um artigo anterior, fizemos uma comparação lado a lado entre Bitcoin e ouro. Desta vez, vamos estender essa comparação às ações para que possamos entender melhor os prós e os contras das duas classes de ativos.

 

Devemos também apontar que é possível ganhar Bitcoin sem ter que comprá-lo no mercado, mas demanda um conhecimento mais aprofundado do mercado e, especialmente, da tecnologia. Você pode participar de um pool de mineração de bitcoin, por exemplo. A única maneira de você obter ações adicionais em uma empresa é se eles iniciarem um desdobramento de suas ações. E embora o Bitcoin não tenha um sistema semelhante aos dividendos de ações de certas empresas, outras criptomoedas introduziram mecanismos de staking, onde os detentores de certos tokens podem ganhar criptomoedas adicionais em rendimento passivo.

Independentemente de como você decida diversificar seus ativos, considerar o Bitcoin como uma opção não faz mal, ou pelo menos é relevante ter conhecimento desse ativo digital como uma opção. Afinal, estudos anteriores mostraram que carteiras contendo Bitcoin e outras criptomoedas geralmente superam carteiras que não utilizam ativos digitais. E se você decidir adicionar Bitcoin ao seu portfólio, a Binance está aqui para lhe dar uma experiência conveniente na hora de comprar seu primeiro Bitcoin.

* Todos os números são de meados de agosto, 2020.

 

 

 

Sair da versão mobile