Como se planejar para comprar um imóvel em 2016

Ano novo, esperanças renovas e novos planos para o ano entrante.

A importantíssima e almejada decisão de adquirir um imóvel, seja ela para compra de um terreno, uma casa ou apartamento é uma tarefa à primeira vista complexa, porém, como quase tudo na vida, é indispensável o planejamento e disciplina, e assim este objetivo pode se tronar cada vez mais factível. Não existe receita perfeita, mas se você seguir com rigor certos passos, com certeza irá evitar dores de cabeças futuras e estará cada vez mais próximo de tornar este sonho em uma realidade concreta.

Em termos gerais, podemos resumir todo processo nestes 4 passos:

l1

Porém, existe um passo anterior… O Planejamento Financeiro

Primeiro passo, anterior a decisão da compra: avalie se sua situação financeira, análise seu “fluxo de caixa” mensal, suas obrigações, quantifique sua renda e despesas, e também verifique quais gastos podem ser cortados, e principalmente inicie um esforço de poupança, e veja quanto desse valor poderá ser usado na compra.

Uma das fontes de recursos mais importante e muito utilizada pelos compradores é o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), valor que é depositado mensalmente pelo empregador e remunerado à uma taxa de juros fixa, e que no longo prazo tende a acumular saldos substanciais. Em diversos casos ele pode ser usado, contribuindo também para reduzir o saldo a ser financiado: confira como aqui.

Idealmente, procure financiar o menor valor possível (por isso o esforço de poupança de recursos próprios é importante) e considere comprometer no máximo 25% da renda familiar com as parcelas mensais, assim você não ocorre o risco de no futuro, se colocar em uma situação de inadimplência e ainda, de pagar mais juros ao credor.

Outro ponto importante para seu planejamento financeiro é avaliar o momento: se realmente necessita de um imóvel no curto prazo ou se pode esperar. Se caso, ainda puder esperar e comprar um imóvel na planta, terá acesso a um fôlego financeiro maior, e também acumular mais recursos, e consequentemente terá um valor maior para dar de entrada, ou até mesmo abater de parcelas futuras.

Atenção aos custos extras

Tomada a decisão de compra, é bom lembrar que existem outros custos envolvidos (impostos, sempre eles!), e que também devem ser adicionados à conta, valendo lembrar, que na maioria das vezes, muitos compradores esquecem de coloca-los na ponta do lápis (e sim, estes fazem uma diferença considerável no valor final de gastos). Se você estiver procurando um apartamento, ou uma casa em um condomínio fechado, lembre-se também de verificar o valor do condomínio, verificando se este cabe em seu orçamento mensal.

Confira os principais impostos e custos no momento da compra:

l2

Fonte: Folha de São Paulo

Definindo as prioridades…

Faça uma lista com as características que você está procurando em um imóvel e as ordene de acordo com a prioridade, você pode também procurar uma consultoria especializada, como a do Grupo Lopes.

Na hora de listar as características prioritárias, não se prenda apenas aos pontos internos do imóvel, mas avalie também a sua necessidade em relação à região em que ele se encontra. Possui escola no bairro? Supermercado por perto? Quanto tempo do shopping? É uma região de fácil acesso utilizando transporte público? Muitas vezes as características da região são até mais importantes que as do próprio imóvel, portanto não as deixe de fora.

Pense no futuro…

Pense além! É importante pensar em como você estará daqui a dez anos, considerando os planos que tem para a sua vida, e analisar se o imóvel que você está adquirindo tem capacidade para suportar as eventuais mudanças.

Analisando de forma geral, é importante começar seu planejamento financeiro o quanto antes, isso te permitirá ter um valor maior para utilizar como entrada e pagar menos juros no financiamento, assim você realiza o sonho da nova casa sem dificuldades financeiras.

O Grupo Lopes é considerado a maior empresa de consultoria imobiliária do Brasil. Já foi responsável pela intermediação de mais de 900 mil unidades de imóveis, conta com aproximadamente 15 mil corretores associados e está presente em 9 estados do Brasil. Conheça mais sobre o mundo dos imóveis em nosso blog: Blog Lopes

Terraço Econômico

O seu portal de economia e política!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress