Coronavírus: quarentena movimenta e-commerce e impõe desafio à área de logística

Isolamento contra pandemia começa a influenciar no perfil de consumo das pessoas; crescem as compras online e aumenta a demanda para as empresas de entrega

Em escalada global, o coronavírus está provocando desafios gigantescos à saúde pública e ao convívio social. A pandemia tem modificado padrões de trabalho, limitado a circulação de pessoas e deve gerar consequências econômicas ainda incertas para os mais diversos setores. As dúvidas e os esforços para conter o avanço do vírus começam a influenciar até mesmo em uma mudança no perfil de consumo das pessoas: pode haver crescimento do e-commerce frente ao comércio físico e alta na demanda de entregas para as empresas de logística.

Especialistas mundo afora começam a indicar essa probabilidade de crescimento no comércio eletrônico e os serviços de delivery a medida que os consumidores permanecem em quarentena e evitam ir até lojas físicas e ambientes de grande fluxo de pessoas. Com isso, os desafios logísticos são amplificados e o setor tende a ser um importante ator social no abastecimento da população e traduzindo-se em um serviço essencial enquanto o quadro de incertezas permanecer.

É o que sinaliza um artigo publicado pela eMarketer – empresa norte-americana de pesquisa de mercado – com dados da plataforma Coresight Research. O recente estudo indica que 28% dos internautas dos EUA – centro comercial do planeta – já estão evitando áreas públicas ou viagens devido ao Covid-19, enquanto outros 58% disseram que devem fazer o mesmo se a situação piorar. A análise é ainda mais profunda ao identificar que 74,6% dos internautas norte-americanos provavelmente evitarão shoppings centers se o surto persistir e mais da metade evitará lojas em geral.

Segundo analistas e empresas do setor, é justamente essa possibilidade de queda de público no varejo físico que pode determinar uma migração das compras diárias para o comércio eletrônico e exigir apoio da logística para superar as barreiras de acesso a diversos produtos.

Para Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística, transportadora especializada em entregas de e-commerce em diversas regiões do País, mais que uma modalidade de serviço o comércio eletrônico e a logística se tornaram, juntos, um canal muito importante no aspecto social. Isso ao buscar atender a demanda tanto das empresas, que precisam preservar suas produções e os empregos, quanto dos consumidores que, em quarentena, optam por comprar mercadorias de plataformas online.

“Há uma mudança de perfil do consumidor no curto prazo em direção ao e-commerce, mas não se sabe como essa transição irá se comportar mais a frente, porque não é só a forma de comprar que muda. Há, por exemplo, questões de restrição financeira diante de um cenário imprevisível e que naturalmente vai impactar positivamente para alguns setores – os mais essenciais -, e, negativamente para outros. As empresas ainda estão batendo cabeça para tentar acertar a projeção de demanda, o saldo disso tudo é o que ainda não se conhece”, declara Hoerde.

Empresas de Logística investem em segurança e inovação para atender demanda de serviços

A tendência de aumento no número de usuários que decidem fazer suas compras online está exigindo respostas rápidas das empresas de logística brasileiras para manter os prazos de entrega dentro do limite acordado entre as empresas de e-commerce e seus clientes.

Na própria Diálogo Logística, medidas de prevenção foram tomadas para os cerca de 150 funcionários da companhia, como trabalhos em home office e serviço de triagem e medição de febre a fim de evitar a contaminação dos colaboradores em função do vírus. Um banco de talentos, também com triagem frequente, foi contratado para dar suporte aos serviços.

Além dessas medidas, o aplicativo de entregas desenvolvido pela transportadora e utilizado por mais de mil fornecedores e entregadores conectados à plataforma no Brasil, passou por adaptações visando garantir a prestação de serviço com mais segurança e menos risco de contágio pelo coronavírus para os funcionários e os clientes. Através do APP, os motoristas estão recebendo treinamentos de como proceder a cada entrega, a forma correta de higienização (incluindo o produto), e o recebimento de “pop-ups” lembrando sobre o uso do álcool em gel durante cada entrega de pacote.

Outra inovação acontece através da assinatura de recebimento da encomenda, agora feita por comando de voz durante cada entrega para evitar o contato dos clientes com o celular do prestador de serviços, servindo como mais uma barreira de proteção.

Outro exemplo vem de uma empresa catarinense. Na visão do CEO da Motoboy.com, Jonathan Pirovano, “Entendemos e apoiamos esse momento de resguardo. É necessário ficar seguro em casa”. A startup de entregas ultrarrápidas com base em Joinville (SC) atende mais de 30 mil pedidos por mês. Com o período de quarentena, a equipe se prepara com estratégias reforçadas de logística para não deixar ninguém passar por necessidades, além de intensificar as medidas de contenção. “Os motoboys cadastrados na plataforma são orientados a seguir todas as recomendações de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos estão cientes dos riscos, tanto para clientes quanto para eles próprios. Os cuidados com higiene precisam ser redobrados”, explica. Além das entregas cotidianas, a Motoboy.com também está preparada para atender aos pedidos de farmácias, hospitais e redes de supermercados. “As empresas de serviços essenciais não podem parar. É um momento difícil, mas também de muita humanidade”, encerra. 

Luan Martendal

Agência Dialetto

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