O gráfico abaixo mostra o curioso caso do desemprego no Brasil. Embora o país esteja batendo recordes na queda da taxa de desemprego (linha laranja), o brasileiro vem encontrando mais dificuldade para encontrar um emprego (linha azul), situação que parece paradoxal. Como as taxas de desemprego vem caindo, mas o brasileiro está encontrando mais dificuldade para achar um emprego?
Pelo simples motivo que, como a taxa de desemprego é calculada apenas considerando aqueles que estão de fato procurando por uma vaga no mercado de trabalho, a partir do momento em que alguém desiste de procurar trabalho (seja porque resolveu estudar, seja porque desistiu de procurar, seja por qualquer outro motivo) essa pessoa sai da base de cálculo da taxa de desemprego.
E é este o fato que vemos no Brasil, o crescimento da chamada geração nem-nem (nem trabalham, nem estudam). Ou seja, infelizmente não é a taxa de desemprego que está caindo, são as pessoas que estão deixando de procurar emprego. Em outras palavras, mais do que simplesmente comemorar os dados, devemos entender o que há por trás deles.
Taxa de desemprego x Dificuldade de encontrar emprego. Fonte: Itaú
Leonardo de Siqueira Lima