Pedro Duarte | Rio de Janeiro-RJ

Especial Eleições Municipais 2020

Nasci em Duque de Caxias, mas fui criado desde pequeno no Rio de Janeiro, cidade em que cresci e aprendi a admirar. Diante dessa paixão pelo Rio e pelo estilo de vida carioca, decidi me candidatar para a Câmara Municipal, para ajudar a transformar o Rio na verdadeira Cidade Maravilhosa, aquela em que haja liberdade para empreender, respeito ao cidadão e eficiência nos gastos públicos. Meu nome é Pedro Duarte, tenho 29 anos e sou candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo partido NOVO. 

Para mim, antes de tudo, vem o exemplo. Assim, almejo, em primeiro lugar,  representar o cidadão, atuando em defesa do ajuste fiscal e da eficiência dos gastos públicos não só na gestão do município, mas também na minha própria atuação como vereador. Desse modo, assumi uma série de compromissos que cumprirei, caso eleito. Dentre eles, prometi: renunciar do auxílio-gasolina e do auxílio-selo, ter apenas 6 comissionados dentre os 20 possíveis, trabalhar para que a Câmara Municipal custe menos e seja mais transparente e votar e atuar sempre contra o aumento de impostos. 

Esse exemplo não surgiu de repente, já que faz parte da minha história. Desde bem jovem, acompanhei de perto o esforço dos meus pais, comerciantes de origem humilde, nesse meio desafiador. Minha família conhece o cotidiano e as dificuldades do comércio, meu pai mantém há mais de 30 anos uma loja de flores na CADEG, Mercado Municipal na parte central do Rio, com muita história e relevância. Esta luta contínua que ainda enfrentam, diante de tantas dificuldades para empreender, me fez valorizar a luta pela liberdade, que se tornou um dos principais ideais da campanha. Deste modo, minha proposta é defender o empreendedor de forma incondicional, para que haja um ambiente mais acolhedor para essa atividade na cidade. Defendo a aprovação da Lei de Liberdade Econômica a nível municipal, além de propor a redução de burocracias, por meio da revisão, modernização e revogação de leis.

A luta pela liberdade faz parte da minha trajetória não só pelo exemplo de casa, mas como uma forma de ver e pensar a sociedade. Sou um admirador das ideias liberais há muito tempo, desde a retomada do movimento liberal no país em 2008. Atuo pela causa há muito anos, participando de palestras, seminários e encontros. Não à toa, fiz parte da 1ª turma do Mises School, integrei o movimento Estudantes pela Liberdade (atual Students For Liberty Brasil), sou atualmente um líder do movimento suprapartidário LIVRES e representante do partido NOVO. Logo, posso garantir que serei um representante ferrenho do liberalismo, que será o norte dos meus discursos e ações e guiarão minhas principais propostas e posicionamentos para a cidade. 

Além da defesa da eficiência e da liberdade para a cidade do Rio, não posso me esquecer da educação, área imprescindível para a minha formação como pessoa e cidadão. Sou advogado formado pela PUC-Rio, pós-graduando em Gestão Pública pelo Insper e sei o peso que esta área possui para o desenvolvimento de cada carioca e também para o futuro da cidade. Desse modo, esta será também uma das minhas principais bandeiras: a defesa da educação básica, para que seja uma área eficiente e livre para inovações. Nesse sentido, irei defender cada vez mais parcerias com a iniciativa privada, além de propor a instituição de disciplinas ligadas ao empreendedorismo e à educação financeira nas escolas municipais, para que os objetivos em relação a esta área sejam alcançados, ajudando a formar alunos preparados para enfrentar os desafios da vida real. Por fim, na minha visão, o foco para melhores resultados na educação pública deve ser a educação básica, setor ainda muito negligenciado e que é primordial para um melhor desenvolvimento dos jovens cariocas. Dessa maneira, irei fiscalizar e cobrar transparência da gestão pública em relação ao tema, propondo novas saídas para a área a partir de experiências educacionais de sucesso no âmbito público e privado. 

Os ideais e projetos vinculados à minha atuação foram construídos com muito estudo e pesquisa, mas também com vivência, já que tive várias experiências políticas durante a minha vida. Desde a época de faculdade, tive a oportunidade de participar da política estudantil, sendo eleito e reeleito presidente do DCE da PUC-Rio, derrotando uma hegemonia de seis anos de uma chapa vinculada à esquerda. Por fim, trabalhei na Câmara dos Deputados e fui assessor jurídico em um gabinete do NOVO na ALERJ. Todas essas experiências me ajudaram a me capacitar e a entender os problemas da política brasileira. E, o mais importante, me trouxeram gana para tentar mudar a realidade política: complexa e burocrática, mas passível de mudanças. 

São com estas ferramentas que me ofereço à vida pública, tarefa árdua mas necessária para um Rio de Janeiro mais livre. Me candidato com propósitos claros, com a certeza de que estarei sempre em consonância aos meus princípios, que foram construídos de forma gradual ao longo de toda a minha trajetória. Defesa pela liberdade, pelo empreendedorismo e pela educação, ideias que fazem parte do que sou hoje e que, por isso, não posso de forma alguma abdicar.

Disclaimer:

O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos a vereador das eleições deste ano em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem suas contribuições respondendo a questão de como melhorar os seus respectivos municípios a partir da proposição de políticas públicas via Câmara Municipal.

Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.

Sair da versão mobile