Thales Batista | Matias Barbosa-MG

Especial Eleições Municipais 2020

Apresentação

Meu nome é Thales José Batista Bruzan. Tenho 31 anos, estou filiado no PRTB. Possuo Bacharelado em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior, afiliada FGV de Juiz de Fora – MG e tenho um MBA em Gestão Financeira e Controladoria em andamento na Estácio. Trabalho há 9 anos na Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, cidade com quase 15 mil habitantes que fica ao lado de Juiz de Fora e que vivo desde quando nasci.

Motivação

Há 4 anos decidi encarar o desafio de me candidatar mais motivado inicialmente em apoiar um amigo pessoal em sua candidatura à prefeitura, porém tive uma excelente recepção, não sendo eleito por poucos votos. Essa boa aceitação me trouxe à esse segundo pleito, sendo que me considero mais motivado e preparado para concorrer. 

Nos 9 anos de serviço público, aprendi a rotina e o funcionamento de setores cruciais para a administração pública, o que me fez apaixonar pela gestão pública e me levou ao interesse político, por não concordar com o jeito que a gestão sempre foi praticada aqui. Trabalhei na parte administrativa do setor de obras, contabilidade, fazenda, cadastro, compras e finalmente, saúde, onde estou há 5 anos e com a proximidade à grande demanda da população com relação ao setor público, tenho aprendido demais. Atuar na gestão pública me traz conhecimento para saber como atuar corretamente e me dá um poderio de fiscalização diferenciado atrelado à graduação, que me deu bastante conhecimento teórico.

Além disso, sendo servidor público, tenho sofrido com os quase 500 colegas de trabalho da cidade, com 9 anos sem reajuste salarial, o que compreende a quase 60% de perda de poder de compra, além de recentemente termos um estatuto aprovado sem um plano de carreiras ou pelo menos reajustes por tempo de serviço. Costumo dizer que atualmente somos regidos por uma CLT sem FGTS. E ser morador da cidade há tanto tempo, me permitiu conhecer todas as demandas básicas da população não atendidas, fato que muitas das vezes ocorre por falta de vontade do setor público ou conhecimento mesmo.

Foco de atuação

Acredito que minha grande contribuição, se dará na fiscalização e orientação com relação à atuação do executivo. Como disse anteriormente, o conhecimento adquirido no anos de prefeitura me credenciam como conhecedor do funcionamento da máquina pública. Infelizmente, o legislativo não tem tanto poder de fazer, mas fiscalização e cobrança com oferta de opções melhores de como administrar a cidade melhor não faltarão.

Outra frente que quero trabalhar é a geração de empregos, principalmente qualificados no município. Diariamente, centenas de alunos vão à Juiz de Fora para estudarem cursos técnicos e superiores, porém poucos são absorvidos pelo mercado de trabalho da cidade, por falta de oportunidades. Possuímos um parque industrial que deveria oferecer uma parte das suas vagas para a cidade, mas o que vemos é uma realidade diferente. 

Outra situação complexa são as leis municipais. Todas são muito antigas e precisam urgentemente de atualização. Recentemente, foi aprovado o alvará uma carvoaria a poucos quilômetros da cidade, simplesmente por não ter uma legislação que impedisse e causou vários danos à saúde da população.

Disclaimer:

O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos a vereador das eleições deste ano em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem suas contribuições respondendo a questão de como melhorar os seus respectivos municípios a partir da proposição de políticas públicas via Câmara Municipal.

Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.

Sair da versão mobile