Poderá a identidade da marca salvar as pequenas empresas?

Os empreendedores brasileiros continuam em busca das formas de obter o sucesso. A identidade de uma marca pode ter peso na obtenção do êxito. Saiba as razões e os elementos da identidade de uma empresa.

A tecnologia tem sofrido avanços incríveis ao longo dos anos e, como você sabe, nosso cotidiano tem se adaptado a essa tendência. Hoje, estamos cada vez mais dependentes de nossos celulares e computadores, não apenas para comunicar e para socializar mas também para desenvolver nossos trabalhos e até criar empresas novas, algumas das quais funcionam de forma 100% digital.

O processo econômico vivido no Brasil está muito ancorado nessas novas tecnologias e, por isso, os empreendedores digitais estão buscando novos conhecimentos e novas formas de ação, que permitam obter o sucesso pretendido.

Todo o empreendedor sabe que, apesar da facilidade no acesso aos dispositivos e aplicativos, o processo de criação e promoção de uma empresa nem sempre é simples. Por mais oportunidades que nasçam das plataformas digitais e que têm, como um estudo da Paypal com a Bigdata Corp já referenciou, levado a crescimentos incríveis dos mercados virtuais brasileiros; a verdade é que o Sebrae tem lançado números preocupantes sobre a taxa de sobrevivência das novas pequenas empresas digitais, asseverando que apenas uma pequena parcela consegue sobreviver à concorrência e à saturação desse mercado.

Vários elementos podem contribuir para melhorar as chances de sua loja virtual e, sem dúvida, os elementos da identidade da marca entram nessa história. Da mesma forma que uma pessoa necessita de uma identidade, também as marcas necessitam dela para que possam ser identificadas, seguidas e reconhecidas por seus públicos potenciais.

Vários elementos compõem a identidade de uma marca, desde seu nome aos elementos visuais. Conhecer a importância das cores da identidade visual ou o papel de seu nome e slogan se torna, assim, totalmente fulcral para que uma loja virtual possa ter sucesso.

Hoje conheceremos os motivos que tornam a identidade da marca tão importante e apresentaremos alguns de seus elementos. Confira.

A identidade da marca: o que é?

A identidade da marca é tudo aquilo que serve para lhe conferir uma individualidade e que permite sua distinção das demais.

Muito dessa identidade se relaciona com o nome ou a imagem da marca, mas, além desses elementos, fatores como os valores, princípios e objetivos podem também ser integrados nesse espetro.

A criação de uma identidade vive de elementos formalizados da linguagem, da percepção sonora e visual.

No fundo, todos os elementos que ajudam a distinguir uma empresa, conferindo-lhe traços próprios e únicos integra esse conceito de identidade.

Quanto melhor a identidade da marca, mais facilmente os consumidores e clientes desta conseguirão destacá-la das restantes e maior será a facilidade da empresa na fidelização do público.

Os principais elementos da identidade das marcas

Se você pensar sobre você mesmo, enquanto indivíduo, depressa chegará no primeiro elemento que compõe a identidade da empresa: seu nome. Esse elemento é muito importante já que, tal como na identidade de uma pessoa, ele se refere a uma palavra que serve para identificar a marca e para que essa possa ser integrada nos modelos discursivos da empresa, dos fornecedores, dos clientes e, no fundo, de todas as pessoas.

Ainda que o nome seja um dos mais importantes elementos de identidade, ele não é o único e, quando pensamos nas marcas que conhecemos, depressa nos apercebemos de que sua imagem surge em nossas mentes, bem como suas frases cativantes. Pensando, por exemplo, no gigante internacional Mc Donalds, lembramos de imediato seu M dourado e sua frase “I’m loving it”. Um exemplo mais próximo é o raio das embalagens de Nescau e seu identitário “Super Nescau, energia que dá gosto”.

Esses dois elementos que apresentamos são, respetivamente, o logotipo e o slogan, sendo que esses conferem identidade visual e sonora a uma marca, tornando-a fácil de identificar e também memorável.

A identidade visual da marca contém vários elementos, como formas, cores, estilos de letra e outros, que devem ser escolhidos de acordo com as características da marca e também com seus objetivos. A psicologia tem muito a dizer sobre a forma e as cores são percepcionadas pelos consumidores, pelo que isso merece sua atenção.

Vale ainda a pena recordar que não será apenas a imagem da marca mas toda a construção de seu site e disposição de seus elementos que transmitirá essa identidade visual ao consumidor.

Com base em tudo isso, como você pode entender, existe um forte impacto da identidade no sucesso da marca, já que os consumidores baseiam sua percepção da empresa nesses elementos estruturais.

Os modelos de marketing e as plataformas que apoiam o ecommerce são aliadas incríveis para ajudar na criação desses elementos, sendo que muitas delas te cederão geradores bem interessantes para apoiar seus conceitos e construir uma identidade sólida.

Marina Gonzalez
Jornalista da Biquara Contents

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