Veja quais são as empresas que mais investem no futebol brasileiro e os clubes que mais se beneficiam

Todos nós sabemos que os maiores clubes do futebol nacional também são aqueles que mais tendem a lucrar com empresas que buscam estampar suas marcas nas camisas, a fim de extraírem o máximo de publicidade possível dos apaixonados torcedores espalhados por todo território nacional e, principalmente, buscando novas oportunidades de investimentos.

Empresas que vão desde grupos de investimentos, conglomerados de material esportivo, fabricante de veículos, operadoras de telefonias bem como empresas de apostas, como a bodog net apostas.

Encabeçando a lista temos o Palmeiras, mas o clube paulista é um caso à parte, tendo em vista que no início de 2019 renovou seu acordo de patrocínio máster com a CREFISA por mais três temporadas. A parceria foi anunciada como “maior patrocínio da América Latina” e que tinha como cláusula principal a exclusividade da marca na camisa do clube. O contrato prevê o pagamento de R$ 81 milhões anuais, além de bonificações que beiram os R$ 34 milhões por ano.

Logo em seguida aparece o Flamengo, que recentemente fechou um acordo com seu novo patrocinador master, o Banco de Brasília – BRB – o qual receberá a quantia de R$ 35 milhões, o que lhe rende, aproximadamente, R$ 3 milhões mensais, além de outras variáveis.

O Corinthians conta com o BMG estampando o espaço nobre de seu uniforme, e o clube do parque São Jorge revelou que no início de 2019 fechou um acordo com a empresa com validade de três anos. O contrato seria para um pagamento mínimo de R$ 12 milhões, porém, fica com 50% do lucro que a instituição financeira tem com as contas abertas por torcedores, as chamadas “Meu Corinthians BMG”. A diretoria da equipe revelou também que na primeira temporada do acordo recebeu R$ 30 milhões.

Grêmio e Internacional ocupam juntos a quinta colocação, por ironia do destino, já que protagonizam uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, disfrutam do mesmo patrocinador, bem como do mesmo valor recebido. O Banco Banrisul paga cerca de R$ 16 milhões para cada um. O contrato é válido até o final de 2021.

Por fim, vale mencionar que esses são os valores fixos, já que em alguns desses acordos existem bonificações, fazendo com que os patrocínios se tornem maiores do que o valor apresentado.

Eduardo Cavalcante
Redator na Cene Produtora de Conteúdo

Sair da versão mobile