Vote em mim | Daniel Soranz | Deputado Federal – RJ

Meu nome é Daniel Soranz, sou médico sanitarista, especialista em Medicina de Família e Comunidade, fui duas vezes secretário Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro e tenho mais de uma década de experiência em gestão. Com mestrado em políticas públicas e doutorado em epidemiologia pela Fiocruz, liderei – em conjunto com o Prefeito Eduardo Paes – a reforma da Saúde no Rio, ampliando a cobertura da estratégia Saúde da Família de 3,5% para cerca de 70% entre 2009 e 2016, com a construção de 115 Clínicas da Família e a implantação de 1280 equipes de Saúde da Família.

O avanço permitiu que mais de 4 milhões de cariocas, que antes não tinham acesso à saúde básica, passassem a ter um serviço de mais qualidade e inclusivo. Essa expansão só foi possível porque, na época, muitos esforços foram concentrados para que houvesse mais investimentos e planejamento na área. No entanto, de 2017 a 2020, o município do Rio de Janeiro começou a sofrer com o descaso na saúde pública, com fechamento de leitos, sucateamento das unidades e descontinuidade de contratos de mão de obra. 

Isso contribuiu para que, em 2020, no ápice da pandemia de covid-19, a cidade do Rio tivesse um dos piores índices de mortalidade do país. Brasileiros em todo o país sofreram com a falta de acesso a leitos, respiradores, medicamentos, testes e vacinas – reafirmando que, diante de uma emergência sanitária internacional, as ações de assistência à saúde e prevenção dependem de um planejamento estratégico e de tomada rápida de decisões. A pandemia deixou claro que todo mundo é usuário do SUS.

Com a mudança de gestão, em 2021, o cenário começou a mudar. Com o retorno da pasta a uma gestão comprometida, as ações assertivas da Secretaria Municipal de Saúde serviram como modelo para outras cidades e estados do país. De janeiro de 2021 a março de 2022, foram mais de 390 leitos abertos, 2,7 milhões de testes de diagnóstico realizados e mais de 17 milhões de doses da vacina aplicadas, o que foi fundamental para superarmos esse momento tão difícil da pandemia.

A experiência do município do Rio de Janeiro em 2021 comprova: com competência, dedicação e responsabilidade, é possível enfrentar grandes desafios. Investir mais do que o mínimo obrigatório na saúde é fundamental para a organização de um sistema de saúde mais solidário e alinhado às necessidades da população. O sistema de saúde é muito maior do que só um atendimento público para as pessoas. No entanto, muitas vezes as pessoas só lembram que precisam defender a construção de um sistema de saúde melhor quando elas não conseguem acessá-lo.

E vale lembrar: o SUS é importante para tudo. Desde a produção de medicamentos e insumos até pesquisas científicas, regulamentação, fiscalização sanitária, vacinação, prevenção a doenças, promoção da saúde e mais. Ele é muito maior do que a gente consegue enxergar individualmente. E é fundamental que a gente tenha quem o proteja. 

Infelizmente, a bancada federal que defende o sistema de saúde se reduz a cada dia. Fortalecer essa bancada e ter deputados que defendam uma parcela do orçamento público para o sistema de saúde é algo que pode fazer muita diferença na vida das pessoas. Eu sei que com uma boa gestão e com experiência, a gente pode fazer muito mais do que já fez.

Após tantos anos dedicados à Saúde do município do Rio, deixei o cargo de secretário por acreditar que, como deputado federal, poderei contribuir ainda mais para o fortalecimento do SUS. É meu objetivo disputar uma parcela maior do orçamento para a saúde pública do nosso Estado e construir regras e legislações melhores que protegerão a sua saúde e a saúde da sua família. O SUS é um direito de todo brasileiro. Fazer com que esse sistema funcione conforme foi estruturado é um sonho meu. Acredito que não estou sozinho. 

Na hora de votar, escolha quem vai lutar pelo SUS. Uma campanha não é feita apenas por um indivíduo, é feita por um objetivo comum que queremos alcançar. Por isso, acredito que, unindo forças, podemos construir um sistema único de saúde de qualidade e acessível para todos. Meu compromisso é com a sua saúde, meu compromisso é com você.

Daniel Soranz, 5588


Mais informações sobre o candidato Daniel Soranz no site do TSE: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2022/2040602022/RJ/190001603437


Disclaimer:

O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos aos cargos de deputado estadual e federal em 2022 em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem argumentos e ideias do que planejam fazer em seus mandatos nas Assembleias Legislativas nos estados ou no Câmara dos Deputados em Brasília.

Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.

Sair da versão mobile