Vote em mim | Day Borges | Deputado Estadual – SC

APRESENTAÇÃO

Doutora em Neurociências, professora universitária e profissional da área da saúde. Com quase 15 anos de atuação profissional, vivenciei as consequências da incompetência da política na vida das pessoas. Trabalhando em hospitais públicos, vi repetidas vezes cirurgias sendo adiadas por falta de insumos básicos, tratamentos serem comprometidos pela falta de medicação, vidas se perdem pela irresponsabilidade pública. Como professora universitária, sei as dificuldades enfrentadas pelos jovens que não tiveram uma educação básica de qualidade e que por isso, não conseguem se desenvolver e alcançar melhores empregos e qualidade de vida. Como mulher, sei das inseguranças em andar nas ruas, mesmo durante o dia, fazendo com que muitas vezes, oportunidades de emprego e estudos sejam perdidas, pela dificuldade de deslocamento com segurança.

Cansada de tudo isso e acompanhando os frequentes escândalos de corrupção, impunidade e muito desperdício dos recursos públicos, decidi sair da indignação para a ação.

Fui candidata a vice-prefeita em São José em 2020, fiz MBA em Políticas e Gestão Pública e o curso de Liderança Política pelo RenovaBr, fui assessora parlamentar do Deputado Bruno Souza na Assembleia Legislativa, sou associada LOLA Brasil e agora estou candidata a Deputada Estadual pelo Partido NOVO, para trabalhar pelo uso responsável dos recursos públicos, com a entrega de serviços de qualidade e assim, geração de oportunidades de desenvolvimento.

COMPROMISSOS

– Fiscalização das contas e serviços públicos, pela redução do desperdício e da falta de prioridade, inclusive com combate à compra de itens de luxo, conforme a nova lei de licitações.

– Combate aos privilégios: vou recusar todos os privilégios e mordomias políticos e cortar gastos desnecessários do mandato. Também vou lutar contra essas regalias em todos os serviços públicos. Enquanto formos o país dos privilégios, jamais seremos um país de oportunidade.

– Eficiência no uso dos recursos públicos avaliando a efetividade de políticas públicas através dos resultados e propondo alterações para aquelas que não estão sendo eficazes. Política pública deve ser baseada em evidência.

– Prioridade nos serviços essenciais: saúde, educação e segurança. A Lei orçamentária deve refletir essas prioridades.

– Facilitar a vida de quem gera emprego e renda. Para que o empreendedor seja tratado com respeito e não como criminoso.

– Transparência e prestação de contas de absolutamente todos os gastos e ações durante o mandato.

PROPOSTAS

FISCALIZAÇÃO

– Atuar fortemente na fiscalização das contas, obras e serviços públicos, pela redução do desperdício e da falta de prioridade.

– Promover a capacitação cidadã para fiscalização do Estado.

DESBUROCRATIZAÇÃO E SEGURANÇA JURÍDICA

– Propor e apoiar ações que visem reduzir, simplificar os processos e aumentar a segurança jurídica para quem quer empreender. Mais empreendimentos geram mais empregos e este é o melhor programa social de desenvolvimento.

– Propor melhorias nas obrigações tributárias, ações de fiscalização sanitária e processos administrativos.

– Revogar leis inúteis, que atrapalham principalmente pequenos empreendedores e criam um ambiente instável para quem gera emprego e renda. [O excesso de leis cria um ambiente instável e sujeito a interpretação do agente público, cabendo ao cidadão a necessidade de “obter favores” para resolver a sua demanda e facilitando a corrupção.] Revogar leis desnecessárias simplifica a burocracia e aumenta a segurança jurídica, atraindo mais investimentos e oportunidades de desenvolvimento.

EDUCAÇÃO

– Propor avaliações periódicas de desempenho na educação básica, visando melhorar a qualidade do ensino e a eficiência dos investimentos realizados. Um ensino de qualidade na base é fundamental para que as pessoas, usuárias dos serviços públicos, tenham oportunidades de desenvolvimento.

– Incentivar as escolas conveniadas, a partir de parcerias público-privada, a fim de atender as demandas por vagas no sistema educacional.

– Propor análise de mercado por região do estado, a fim de identificar as demandas regionais e incentivar a formação técnica específica que movimentará a economia e promoverá melhores condições de vida.

SAÚDE

– Incentivar as parcerias público-privadas para atender as filas de espera para exames e cirurgias eletivas

– Implantar a avaliação dos serviços de saúde, em todas as suas etapas, permitindo ao cidadão indicar as falhas e ao gestor atuar de forma mais eficiente.

– Fiscalizar e cobrar qualidade nos serviços de saneamento básico, como cuidado à saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente.

SEGURANÇA

– Propor e apoiar medidas que garantam a punição dos criminosos, bem como a correta aplicação e distribuição dos recursos disponíveis, através de critérios técnicos. A impunidade é o pior incentivo que entregamos para uma sociedade. 

QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

– Apoiar avaliação regular de desempenho de todos os servidores públicos do estado, a fim de valorizar aqueles que se destacarem pela qualidade e profissionalismo e instaurar medidas disciplinares a quem não estiver desempenhando adequadamente suas atribuições.


Mais informações sobre a candidata Day Borges no site do TSE: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (tse.jus.br)


Disclaimer:

O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos aos cargos de deputado estadual e federal em 2022 em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem argumentos e ideias do que planejam fazer em seus mandatos nas Assembleias Legislativas nos estados ou no Câmara dos Deputados em Brasília.

Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.

Sair da versão mobile