Vote em mim | Rochelle | Deputado Estadual – MG

Histórico profissional e político

Eu sou a Rochelle Gutierrez Bazaga, tenho 34 anos e sou vereadora por Uberaba/MG. Comecei minha trajetória política aos 13 anos de idade, através do projeto “Vereador Estudante”, da Câmara Municipal de Uberaba. Fui do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, em Uberaba/MG. Aos 17 anos, entrei no curso de Direito da Universidade de Uberaba (UNIUBE), onde integrei o Diretório Acadêmico Leopoldino de Oliveira (DALO) e o Diretório Central dos Estudantes Gildo Macedo Lacerda. Iniciei o curso de História na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), cursando as duas faculdades ao mesmo tempo. No curso de história, participei do Centro Acadêmico Orlando Ferreira (CADOCA). 

Em 2013, assumi a diretoria do departamento de documentação e pesquisa da Câmara Municipal de Uberaba, coordenando projetos como o Memória Viva, em parceria com o curso de história da UFTM e o Parlamento Jovem de Minas, um projeto de educação cidadã para jovens do ensino médio, que formou mais de 300 jovens lideranças de escolas públicas e particulares.

Em 2015, assumi a Superintendência de Políticas para Juventude da Prefeitura de Uberaba, me transformando na primeira a ocupar esse cargo, onde obtive o desafio de formular e executar políticas públicas voltadas ao público jovem, ou seja, de 15 a 29 anos. Executei diversos projetos, com destaque o Estação Juventude, um convênio com o Governo Federal, voltado para jovens em condição de vulnerabilidade social. Através de oficinas de formação, formamos mais de 2000 jovens e renovamos o convênio em 2017, com aporte orçamentário de 280 mil reais.

Em 2017, me tornei mestre em história pela Universidade Federal de Uberlândia, e no ano de 2019 assumi a chefia de gabinete do Deputado Federal Franco Cartafina, na Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2020 fui eleita como vereadora de Uberaba com 2710 votos. Hoje, estou como candidata ao cargo de Deputada Estadual por Minas Gerais. 

Propostas 

Elaboramos onze ações para transformar a vida dos mineiros e mineiras, baseadas em cinco eixos: saúde, educação, emprego e renda, mulheres e adoção. Cada um foi construído com muito diálogo e atenção especial àquilo que é defendido em toda a minha atuação política e que vai de encontro às reais necessidades do nosso estado. 

Em primeiro lugar, vamos cobrar o cumprimento dos Planos de Segurança Pública, dando enfoque nos cidadãos e nos agentes de Segurança Pública

Também estamos propondo o trabalho para ampliar a educação em tempo integral em Minas Gerais, entendendo que, enquanto estão nas escolas, as crianças e adolescentes estão sendo educados e livres da violência e outras questões sociais que prejudicam o desenvolvimento da nossa sociedade. 

No quesito emprego e renda, temos como objetivo incentivar mais oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres e também defender a criação de programas de emprego e renda. De acordo com dados recentes, Minas Gerais possui cerca de um milhão de desempregados, e, neste número, as mulheres e mães que são chefes de família sofrem com as dificuldades de encontrar um emprego, seja pela sua jornada diária dupla ou até mesmo tripla, ou por outros fatores que afetam no momento dessa busca, como a falta de igualdade nas oportunidades. 

Falando em mães, temos como proposta o trabalho pelo aumento de vagas nas creches, entendendo que, para que essas mulheres tenham segurança na hora de trabalhar, seus filhos precisam ser atendidos por políticas públicas eficientes para garantir o atendimento de seus direitos básicos, aqui destacando a educação. 

Na saúde, nosso objetivo é incentivar o envio de recursos para os serviços atendidos em Uberaba e região, a fim de aprimorar o atendimento nestes locais, sempre levando este direito básico como prioridade na nossa atuação. 

Para as mulheres, vamos trabalhar com ações para reduzir a violência doméstica e a mortalidade materna. Minas Gerais foi o estado que, em 2021, registrou o maior número de feminicídios do país. Para mudar essa realidade, é preciso criar políticas públicas eficientes, de combate e prevenção. Em Uberaba, como vereadora, aprovamos a Lei do Sinal Vermelho, onde as mulheres podem denunciar qualquer tipo de violência de forma discreta em diversos estabelecimentos, apenas com um X na mão. 

Atendendo as meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, nós vamos promover ações pela dignidade menstrual para as mineiras que se encontram nessa situação. A falta de absorventes para essas mulheres pode causar problemas em toda a vida, uma vez que, durante o período menstrual, quando não possuem absorventes elas deixam de frequentar a escola, usam miolo de pão, jornal, pano e diversos outros materiais que podem prejudicar sua saúde. Em Uberaba, aprovamos a lei da dignidade menstrual, que deve distribuir, de forma gratuita, absorventes para meninas e mulheres nessas condições. 

Buscando combater os índices de feminicídio e os casos de violência contra a mulher, temos como proposta a luta por mais Delegacias da Mulher no estado e o trabalho para melhorar a estrutura e condições das que já existem. Em todo o estado existem apenas 69 Delegacias da Mulher, e Minas Gerais possui 853 municípios. É como se cada delegacia tivesse que atender quase 13 municípios, o que é praticamente impossível. 

Ainda na educação, vamos trabalhar para melhorar os índices de educação das crianças e adolescentes do estado, entendendo que esta é a chave para o desenvolvimento de Minas Gerais com qualidade. 

A adoção é um tema que eu venho acompanhando de perto há alguns anos, por admirar o processo e porque eu e o meu marido, o Renato, estamos na fila de espera pelo nosso filho ou filha. Entendendo as dificuldades e os tabus desse processo, temos como proposta o trabalho para impulsionar programas de incentivo e informação sobre a adoção. Isso porque, uma sociedade informada é capaz de tomar decisões baseadas em fatos, e não apenas em suposições. 

Com essas propostas, o objetivo é levar a excelência do nosso trabalho para um novo nível. Como vereadora em Uberaba, de todos os compromissos de campanha, que assumi em 2020, 93% deles já foram cumpridos. Nós estamos fazendo quatro anos em dois! Agora, chegou a hora de lutar por todos os mineiros e mineiras, com a mesma disposição de sempre.


Mais informações sobre a candidata Rochelle no site do TSE: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (tse.jus.br)


Disclaimer:

O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos aos cargos de deputado estadual e federal em 2022 em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem argumentos e ideias do que planejam fazer em seus mandatos nas Assembleias Legislativas nos estados ou no Câmara dos Deputados em Brasília.

Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.

Sair da versão mobile