A função e a importância do Banco Central

Quais são os objetivos do Banco Central (BC)? Por que essa instituição é tão importante para a economia brasileira? E como ela afeta a vida de toda a população?

Dentre os objetivos do BC, está o de manter a estabilidade e o controle sobre os bancos e todas as instituições financeiras, para que elas estejam seguras e solventes, tendo dinheiro suficiente honrar todas as suas obrigações - e continuar emprestando para empresas, governo e pessoas físicas.


Já conhece o novo Curso de Macroeconomia do Terraço? Clique aqui!


O BC também tem como função, manter a estabilidade de preços na economia. Para fazer isso, o BC utiliza como mecanismo principal, a determinação da taxa Selic (taxa de juros base da economia brasileira). O BC faz compra e venda de títulos públicos, de modo a aumentar ou diminuir a quantidade de moeda na economia.

Quando o BC quer aumentar a taxa Selic, ele vende títulos públicos, diminuindo assim a quantidade de moeda na economia. Nesse caso, o BC eleva a venda de títulos no mercado, reduzindo o preço dos títulos, pois a posição vendida aumentou e consequentemente, aumenta a taxa de juros dos títulos no nível que o BC estabeleceu. Isso ocorre porque há uma relação inversa, entre o preço do ativo e o seu rendimento (taxa de retorno, que é a taxa Selic).

E quando o BC quer diminuir a taxa de juros, atua comprando títulos públicos, o que eleva o preço dos títulos pela lei a da oferta e da procura. Ao mesmo tempo que a taxa de retorno desses títulos diminui e a oferta de moeda aumenta na economia.

Mas como tudo isso afeta sua vida?

Quando o BC aumenta a taxa Selic, isso acaba influenciando todas as taxas de juros da economia. Isso faz aumentar a taxa de juros dos empréstimos pessoais e empresariais, e também diminuir a quantidade de crédito na economia. Reduz também a demanda por bens de consumo, reduzindo também os investimentos, e assim os preços caem por consequência, pela lei da oferta e da procura (quanto menor a demanda por bens, menor são seus preços).

Já quando o Banco Central diminui a Selic - considerado um nível controlado de inflação - está tentando aquecer a economia. Estimulando a demanda de consumo e de investimentos.


Agora o Terraço tem Whatsapp! Adicione o número +5511976890552 na agenda do seu celular e mande uma mensagem pra gente te achar.


Ter o hábito de acompanhar a Selic possibilita um maior acerto na tomada de decisões. Ao pedir um empréstimo, financiar um imóvel ou escolher por determinada aplicação financeira, é necessitário (quase que OBRIGATORIAMENTE) que se tenha alguma noção sobre o comportamento da taxa de juros. Caso tenha dúvidas é sempre importante consultar um especialista na área e ele vai te direcionar sempre, para tomar melhores decisões em suas aplicações financeiras.

Portanto o BC é de grande importância para a economia, controlando a inflação e afetando também a taxa de crescimento da economia, tendo efeito direto na vida de toda a população.

João Raucer Ribeiro Soares
Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente trabalha como Tutor de Economia na Kroton Educacional.

 

Comentários

Sobre Terraço Econômico 391 Artigos
O Terraço Econômico é um espaço para discussão de assuntos que afetam nosso cotidiano, sempre com uma análise aprofundada visando entender quais são as implicações dos eventos econômicos, políticos e sociais. Desde seu início, o Terraço se compromete a oferecer conteúdo de qualidade, opinião equilibrada e imparcial, baseada em fatos passíveis de confirmação.