A explosão da dívida pública no Japão em um gráfico

Quando se fala da dívida pública no Brasil, que está atualmente próxima dos 75% do PIB, muitos lembram de outras nações que possuem uma relação dívida/PIB muito superior à que observamos por aqui. Um dos exemplos é o caso americano, que já foi tratado aqui, e também do caso japonês, recordista nesse quesito entre todos os países.

Vejamos o gráfico abaixo, que mostra a evolução da dívida pública japonesa desde 1965:
capturar

O que mais impressiona é o primeiro número da série: 5%. Isso mesmo. O Japão, em 1965, tinha uma dívida que representava 5% do seu PIB. Contudo, décadas de estagnação (80, 90 e 2000) ocasionaram a explosão da dívida japonesa, que hoje já é superior ao dobro de tudo que é produzido pelo país.

Gráfico Interativo:

Comentários

Sobre Arthur Solow 52 Artigos

Economista nato da Escola de Economia de São Paulo da FGV. Parente distante – diz ele – do prêmio Nobel de Economia Robert Solow, que, segundo rumores, utilizava um nome artístico haja vista a complexidade do sobrenome.

Atualmente trabalha em uma empresa de consultoria para MPEs e possui experiência anterior de dois anos no mercado financeiro, em uma gestora de fundos de investimento.

Possui artigos publicados na revista Agroanalysis, da FGV, direcionada a assuntos relacionados ao agronegócio brasileiro. Autor do extinto blog Política & Economia Brasil, incorporado ao Terraço Econômico, que ofereceu uma oferta significamente melhor que a do Facebook.

1 Trackback / Pingback

  1. Por que países podem apresentar dívidas maiores que a do Brasil? - Terraço Econômico

Comentários não permitidos.