Armadilha para a China

Economia em Pílula – uma dose rápida de economia no seu dia | por Leonardo Palhuca

Segundo alguns economistas, somente 13 países saíram da condição de pobreza em 1960 para serem considerados ricos hoje. Todos os demais países que não conseguiram ultrapassar a barreira de renda per capita média de 12.000 dólares ao ano (em preços de 2011).

O mais espetacular caso de crescimento econômico das últimas décadas tem nome e sobrenome: República Popular da China. Mas é fato que os chineses saíram de um nível bem baixo de renda, o que favoreceu um rápido crescimento incial.

As recentes notícias vindas da China (principalmente em seu mercado de capitais) coloca o país novamente no foco de economistas que se perguntam: e ai, a China vai continuar crescendo rapidamente e se tornará rico? Ou vai entrar em um período de baixo crescimento e cair na armadilha da renda média?

O gráfico abaixo mostra a evolução do PIB per capita chinês e a média móvel de 5 anos de crescimento (para evitar anos prejudicados por choques) e as projeções até 2020 em roxo. Quanto mais se aproxima dos 12.000 dólares per capita, mais lento vai ficando o crescimento…a China escapará da armadilha?

[caption id="attachment_5652" align="aligncenter" width="675"]Fonte: Banco Mundial. Elaboração própria. Fonte: Banco Mundial. Elaboração própria.[/caption] palhuca

Leonardo Palhuca

Doutorando em Economia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Interessado em macroeconomia - política monetária e política fiscal - e no buraco negro das instituições. Escreveu para o Terraço Econômico entre 2014 e 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress