Criptomoedas são seguras?

Esta é uma das questões mais comuns para quem ainda não experimentou comprar, ter ou guardar em sua carteira digital sua primeira moeda digital. É seguro? Como funciona? Meus ativos podem sumir “do nada”? Posso ser hackeado? É legal?

Para responder às dúvidas de muitos iniciantes neste universo, nós criamos esse artigo com uma FAQ (sessão de perguntas mais frequentes), para ajudar no entendimento do quão seguro usar cripto pode ser e o que fazer para se manter a salvo.

O surgimento de criptomoedas e da blockchain trouxe novas e melhores maneiras para ganhar, usar, gastar e enviar novas formas de dinheiro globalmente. Mas logo nos primeiros dias de criptomoedas a nova tecnologia foi associada, justamente ou injustamente, com certos cenários indesejáveis. E o fato de que muitas pessoas em geral ainda tenham dificuldade de entender criptomoedas não ajuda.

Neste artigo nós não necessariamente buscamos responder todas as perguntas relacionadas à segurança em criptomoedas, mas buscamos dar uma passada rápida nas questões básicas que as pessoas precisam saber sobre isso. Afinal, um público mais bem informado irá fazer com que as criptomoedas caminhem para um espaço melhor e mais seguro de uso.

Inclusive, antes de proceder com essa FAQ, nós recomendamos a leitura informativa da introdução sobre cripto, blockchain e mais, da Binance Academy.

Criptomoedas são dinheiro de verdade?

Criptomoedas podem ser usadas como dinheiro e cada vez mais comerciantes no mundo começaram a aceitar alguns dos maiores ativos cripto, como o Bitcoin, que são reconhecidos como uma reserva de valor e podem ser usados para pagamento de serviços e produtos.

Entretanto, nós ressaltamos a distinção de que nem todas as criptomoedas podem ser usadas como dinheiro. Alguns criptoativos possuem diferentes propósitos e não são desenhados para funcionar como dinheiro, enquanto outros não possuem adoção suficiente para serem considerados assim. Apesar disso, todas as criptomoedas são ativos digitais, já que são criadas através da tecnologia da blockchain.

Criptomoedas são tão seguras quanto o dinheiro real?

Se por dinheiro real você se refere à sua moeda local/moeda fiduciária, ou seja, reais, então sim, são seguras se você cuidar das suas criptos da mesma maneira que você cuida do seu dinheiro. Uma das coisas boas sobre tokens digitais é que sempre haverá um registro de transações imutável que indicará sua posse e uso desses ativos. Então, ao contrário do seu dinheiro, que você pode acabar perdendo, suas criptos irão permanecer em seu endereço a não ser que você seja enganado e levado a perdê-las ou ao entregar o seu acesso a outras pessoas. Em outras palavras, com o cuidado apropriado, você pode guardar suas criptomoedas tão bem quanto, senão melhor, que o seu dinheiro.

Quando eu tenho criptomoedas, como eu as mantenho seguras?

Isso dependerá de onde você mantém suas criptomoedas, da mesma forma que a segurança do seu dinheiro depende de onde você o guarda, se em um cofre ou embaixo da cama.

Você pode guardar seus ativos em carteiras de cripto, sejam baseadas em software (hot wallet) ou em hardware (cold wallet). A primeira é mais conveniente se você frequentemente acessa os seus fundos, enquanto a segunda é mais segura. Mas em ambos os casos você é quem mantém suas contas. Você só deve trocar seus fundos constantemente quando precisar deles em um serviço de criptomoecdas.

Você também pode guardar criptos em carteiras de custódia, como contas em exchanges e outras plataformas onde você pode comprar, ganhar ou negociar tokens. Veja mais informações sobre as suas escolhas neste artigo.

E se eu comprar minhas criptomoedass em uma exchange, elas estarão seguras lá?

Cada exchange tem as suas próprias medidas de segurança. Na Binance nós temos diversas medidas para manter seus fundos seguros, como:

  • Segurança de alto nível na plataforma, usando os padrões mais atuais;
  • Auditorias constantes, assim como a realização frequente de testes e correções em possíveis pontos vulneráveis;
  • Autenticação de dois fatores e outras medidas que nos ajudam a garantir que só você tem acesso a sua conta;
  • O Fundo SAFU, um fundo de segurança que cobre seus fundos em caso de incidentes imprevistos na plataforma;
  • E muito mais. Saiba como melhorar a segurança da sua conta Binance neste artigo.

Que tipos de riscos eu devo me atentar enquanto tiver criptomoedas?

Como em qualquer sistema que envolve reservas de valor, sempre terão indivíduos maliciosos que buscam enganar e roubar usuários. Por isso existem algumas coisas você deve prestar atenção, como:

  • Golpes de criptomoedas que tentam extrair cripto de você se você não for cuidadoso o suficiente.
  • Golpes de celular que tiram vantagem do seu dispositivo sempre online se você não ativar as medidas de segurança adequadas.
  • Técnicas de engenharia social que usam suas interações humanas para conseguir informações suas e comprometer seus ativos.
  • Ataques phishing que extraem informações suas ao se passar por empresas legítimas.

Felizmente, você pode evitar esses riscos facilmente se aprender como se proteger desses ataques.

Quero saber mais sobre segurança em cripto, onde eu posso ler e aprender mais?

Dentro da Binance, nós podemos recomendar algumas alternativas para você se aprofundar em seus estudos.

  • Na Binance Academy nós temos vários artigos e conteúdos onde você pode aprender mais sobre segurança.
  • Se você quer saber mais sobre segurança enquanto você está usando sua conta Binance, nossa FAQ Binance possui diversos artigos neste tópico.
  • Nós também temos uma das comunidades mais ativas em cripto. Você pode acompanhar a gente nas redes sociais, onde nós postamos regularmente lembretes e informações sobre segurança e onde você pode interagir com outros usuários de cripto!

 

Mayra Siqueira

PR & Content Manager Brazil na Binance
Yogh - Especialistas em WordPress
Fechar