Devo comprar Ouro ou Bitcoin?

Uma breve comparação das características do BTC vs. XAU

O Bitcoin frequentemente é comparado ao ouro. É um debate tão antigo quanto o próprio Bitcoin, e continuará enquanto ambos permanecerem sendo reservas de valor adequadas. Isso pode acontecer devido as inovações ou a falta de demanda.

O ouro, que há muito tempo é considerado como um porto seguro para investimentos, finalmente conheceu um oponente. Os últimos eventos econômicos, políticos e sociais, combinados com os efeitos da pandemia, estão produzindo a tempestade financeira perfeita para um novo mundo financeiro. Brexit, próximas eleições nos EUA, pacotes de recuperação econômica e outros fatores criam tensões e expectativas sobre o que poderá ocorrer com o mercado financeiro. Em circunstâncias tão terríveis, as pessoas ao redor do mundo estão buscando um porto seguro para sua riqueza. Bitcoin pode substituir o ouro?

“O Bitcoin não é um esquema rápido para ficar rico, é um esquema para não ficar pobre lentamente.” (Jameson Lopp, Co-fundador e CTO da @CasaHODL)

Nos últimos seis meses, desde os primeiros sinais da crise da COVID-19, o preço do ouro crescia constantemente, enquanto o Bitcoin experimentava alguns abalos. Nesse período, o preço do ouro subiu 25%, enquanto o preço do BTC cresceu pouco menos de 14%. Lembre-se de que o ouro e o Bitcoin exigem pouca preferência no tempo e ambos têm um forte histórico de crescimento.

Visão de seis meses comparando o crescimento do BTC e do OURO

Fonte: TradingView.com.

O Bitcoin é o ouro digital?

Não há uma resposta simples para esta pergunta. Enquanto muitos tendem a chamar o Bitcoin de “ouro digital”, há muitos argumentos contra esse apelido. O ouro serve a muitos propósitos – é usado como investimento, reserva de valor, matéria prima, jóias e até remédio. No entanto, há muito tempo o ouro não serve mais como método de pagamento. Ainda existem algumas transações feitas em ouro, mas você dificilmente comprará comida ou roupas usando barras de ouro. Fazer uma transação com ouro físico também é lento, caro e arriscado; e é aí que o Bitcoin entra em jogo. Devido à sua forma digital, você não pode possuir fisicamente o Bitcoin. Portanto, não pode ser usado para fins de fabricação, remédios ou jóias. Mas pode ser usado para transações diárias ponto a ponto, transferências de dinheiro rápidas e de baixo custo ou como uma reserva de valor a longo prazo.

Comparação do Bitcoin vs. Ouro

Vejamos as principais semelhanças e diferenças entre Bitcoin e ouro para entender onde está o valor desses dois ativos e o que faz seu preço subir.

Criamos uma tabela comparando as características do BTC e do ouro.

Quando se trata de escassez ou oferta limitada, a demanda pode aumentar rapidamente o valor dos ativos. Tanto o ouro quanto o Bitcoin são escassos; no entanto, com Bitcoin, o fornecimento máximo é transparente e fixo. Não podemos quantificar com precisão quanto ouro resta para ser extraído, mas sabemos que nunca haverá mais de 21 milhões de Bitcoins.

É importante observar que o valor de ambos os ativos pode ser posto em risco por futuros avanços tecnológicos que podem torná-los obsoletos ou mais fáceis de minerar. O ouro também é ameaçado por enormes depósitos armazenados fora do nosso planeta, mas isso está num futuro bem distante.

Estima-se que o último satoshi, unidade mínima do Bitcoin, será extraído por volta do ano 2140.

Resistência à falsificação é um termo auto-explicativo que mede a qualidade da exclusividade de um ativo específico. Os ativos propensos à falsificação acarretam um alto risco de desvalorização e geralmente exigem métodos ou ferramentas de detecção de falsificações. É muito difícil verificar a qualidade e pureza do ouro, ou garantir que se trata de ouro, sem as ferramentas certas. O ouro físico é propenso a falsificação e a pureza reduzida, enquanto o Bitcoin é totalmente resistente à falsificação. Isso é possível graças a rede blockchain, que verifica e registra todas as moedas e transações mineradas.

A portabilidade é uma característica importante que permite transferir seus ativos de forma fácil em um curto espaço de tempo. Se você possui ouro físico ou nota de crédito (IOU), o ouro não é fácil de transferir. Leva dias, senão semanas, para transferir ouro físico para um local diferente ou para fazer uma transação. O ouro físico requer medidas caras de transporte e segurança, enquanto o Bitcoin pode ser transferido para qualquer lugar do mundo em menos de 20 minutos, usando seu smartphone.

A descentralização se aplica tanto à emissão quanto à governança de ativos valiosos. A emissão e a governança do Bitcoin são completamente descentralizadas, pois não há uma entidade central que emita (minere) novos bitcoins, regule sua oferta ou governe a rede. O ouro, por outro lado, possui um processo de mineração muito centralizado, com apenas algumas empresas de mineração controlando o mercado. O comércio de ouro também é muito centralizado e as transações P2P são mínimas e ilegais em muitas partes do mundo.

Divisibilidade significa que o ativo pode ser dividido em componentes menores. Essa é uma característica especialmente importante no trading e troca de mercadorias. Você pode fragmentar o ouro, mas dificilmente pode fazer isso em casa. Um único bitcoin pode ser dividido em 100.000.000 Satoshi, e a menor quantidade de satoshi que você pode transferir é 546 Satoshi. Você consegue imaginar pagar por mercadorias com grãos de ouro? A menor unidade de ouro, o “grão”, pesa apenas 0,0648 gramas.

Você sabia que não precisa comprar um Bitcoin inteiro? Você pode comprar uma fração de BTC a partir de baixos valores

A durabilidade é uma característica essencial de todo investimento a longo prazo ou reserva de valor. Sua riqueza deve ser armazenada onde não se dissolva com o tempo e permaneça em bom estado nos anos seguintes. As moedas fiduciárias, principalmente as notas de banco, são propensas a danos físicos, deterioração ou outras formas de perderem a qualidade. O Bitcoin é armazenado digitalmente e, portanto, não pode se deteriorar. Também é impossível destruir o Bitcoin. O ouro também é muito durável e mantém bem suas características físicas, mas pode ser destruído ou desvalorizado. Tanto o ouro, quanto o bitcoin são muito duráveis, mas por diferentes razões.

Fungibilidade é a capacidade de um ativo ser trocado por outros bens ou ativos. Os ativos fungíveis simplificam o processo de troca e negociação, pois a fungibilidade implica um valor igual entre os ativos. Tanto o Bitcoin quanto o ouro são fáceis de trocar por diferentes ativos ou bens, e ambos têm uma pontuação alta.

Bônus

A facilidade de uso e a conscientização são uma característica frequentemente esquecida no debate entre o BTC e o ouro. A facilidade de uso e a conscientização afetam diretamente a demanda, e sabemos que o aumento na demanda por um ativo limitado influencia positivamente o preço. O modelo de oferta e demanda é o principal modelo de determinação de preço usado na teoria econômica. O uso prolongado do ouro deu a ele um status quase que “sagrado”. O ouro é um ativo quase universalmente conhecido, não importa para onde você vá no mundo. No entanto, o Bitcoin ainda está surgindo, e apenas uma porcentagem relativamente pequena da população mundial está ciente disso. Também precisamos considerar que, para que o ativo seja amplamente adotado, ele deve ser focado no usuário, ou seja, fácil de usar.

O que devo comprar? Ouro ou Bitcoin?

É sempre melhor fazer sua própria pesquisa (DYOR) antes de investir. Este artigo é uma grande simplificação de um problema complexo e não é fácil fazer previsões com base apenas nas coisas que abordamos aqui brevemente. Somos um ecossistema de criptomoedas, por isso é natural que caminhemos na direção do Bitcoin, mas não subestimamos o ouro. O histórico é claro.

Ambos provaram ser uma reserva atraente de valor e investimento de longo prazo. Então, não espere multiplicar sua riqueza imediatamente, pois investir exige paciência e, entre todos os investimentos disponíveis, Bitcoin e Ouro favorecem especialmente os investidores que pensam no longo prazo.

E para quem tem um apreço ao “lastro” ou até mesmo pela segurança oferecida pelo ouro, já existe uma forma bem mais simples de investir no ativo: com criptomoeda pareada ao ouro (Pax Gold), ou seja, um ativo digital que possui o mesmo valor de mercado que o ouro físico.

Você acha que o Bitcoin está pronto para se tornar o novo porto seguro no mundo financeiro? Faça um trade de Bitcoin e nos conte!

 

 

Mayra Siqueira

PR & Content Manager Brazil na Binance
Yogh - Especialistas em WordPress
Fechar