Efeito Hipster nos investimentos: a tal promessa que NÃO te deixará rico

Muito associado com a forma de se vestir e com o comportamento, ser hipster consiste basicamente em tentar parecer diferente, descolado. Mas essa essa tal palavra, hipster – tão popular atualmente -, representa um efeito que vem sendo estudado pela matemática.

O Efeito Hipster é um fenômeno no qual as pessoas, ao tentar parecerem diferentes, acabam se tornando iguais. É só pensar que os inicialmente poucos frequentadores de hamburguerias artesanais logo se tornaram muitos, assim como os apreciadores de cerveja gourmet. Esse fenômeno foi analisado pelo neurocientista matemático Jonathan Touboul, que descobriu algumas particularidades no comportamento dos ditos hipsters. A partir dos estudos de Touboul observou-se que:

(1) os hipsters sempre querem parecer diferentes de outros hipsters (2) o quão importante é o tempo de reação dos hipsters

Um hipster sempre quer ser original, único. O que não é nenhuma novidade, dado que essa característica define o comportamento do hipster. A grande novidade fica em relação ao tempo de reação, dado que demoram a perceber mudanças de tendências e continuam mantendo as mesmas escolhas ao longo do tempo, mesmo sendo tais escolhas já muito difundidas e nem um pouco originais.

Mas e em relação aos investimentos?

Um ótimo exemplo de Efeito Hipster está contido no ramo dos investimentos. Há um desejo quase universal de que para investir bem e consequentemente, ganhar muito dinheiro, é necessário ser um hipster na hora de investir, fazer algo diferente que nunca ninguém pensou em fazer antes.

A poupança é um investimento de pouquíssima rentabilidade – se é que ainda pode ser chamado de opção de investimento. Investir em renda fixa já teve o seu apogeu, assim como a opção pela renda variável exige muita paciência e cuidado. Os bitcoins que até o início do ano passado era o arauto de certeza de fortuna, se revelou mais volátil do que um velho esquema de pirâmide financeira.  

Mesmo assim, cultivando o desejo de diferenciação na hora de investir estão alguns autoproclamados especialistas, verdadeiros vendedores de sonhos – e de cursos caros – que prometem contar algo único, um segredo capaz de construir fortunas e que até agora deu certo para um número hiper restrito de pessoas, as detentoras do tal segredo a ser revelado. Tais pessoas geralmente são traders dispostos a compartilhar conhecimentos mágicos  – desde que sejam muito bem remunerados – ou coachs super preparados e especializados na arte de dar conselhos que deixariam Warren Buffet com inveja.

Ultimamente o Youtube vêm sendo o principal veículo utilizado para contar esses supostos segredos do sucesso. Basta acessar um vídeo com os melhores momentos de uma partida do futebol, para ser surpreendido por um rapaz contando sobre como é possível ganhar 60 mil reais por dia apenas vendo futebol. E o que dizer da bela moça – da qual você provavelmente já se tornou íntimo de tanto que ela interrompe os seus vídeos – que realizou um milagre digno de prêmio nobel em Economia, em três anos conseguiu transformar R$1.520,00 em uma fortuna de mais de 1 milhão de reais, em R$1.042.000,00 para ser mais preciso. Parafraseando o tweet do Samy Dana, essa proeza seria algo digno de uma heroína e colocaria o Jeff Bezos no chinelo.

Acerca dessas promessas de fortuna, as pessoas costumam ser lentas, dado que parecem não reconhecer técnicas velhas disfarçadas por uma nova embalagem. Geralmente sempre começa com um “vou te ensinar a ser milionário”, prossegue com um “compre o meu curso”, que geralmente é caro, sendo bem genérico e simplório.

Esse tipo de promessa não te deixará rico, apenas irá te tornar um hipster ultrapassado, mais conhecido como o bobo da história.

Lucas Adriano

Mestre em Economia e bacharel em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Vindo de Ponte Nova (MG), cruzeirense e fã de observar a abordagem econômica sendo utilizada nos mais diversos assuntos. Espera um dia poder dar a sua contribuição para a Ciência Econômica.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress