O que é Bitcoin? Como explicar para 4 faixas etárias diferentes

Não há dúvida de que você já teve ou buscar no Google, ou teve que explicar o que é Bitcoin pelo menos uma vez. Amigos, colegas e familiares interessados em seu preço desejam saber mais. Estamos aqui para ajudá-lo a explicar isso e para quatro faixas etárias diferentes (se se identificar com alguma das formas, não tem problema!)

Quando você comprou seu primeiro Bitcoin, registrou-se na Binance, ou usou a carteira de criptomoedas pela primeira vez? Realmente, o Bitcoin está aqui há apenas dez anos, e já arrebatou muita gente para o mercado do futuro, tornando-se cada vez mais popular. Onde estará na próxima década? Com a cobertura da mídia convencional, conferências aprofundadas e até a implementação de criptomoedas e blockchain pelos Estados, estamos apenas no começo.

A pesquisa da Glassnode relata que há apenas cerca de 23 milhões de usuários de Bitcoin no mundo. Isso é apenas um pouco menos que a população da Venezuela.

Com essa perspectiva de crescimento futuro, você e seus entes próximos precisam entender ao menos como o Bitcoin funciona. E, embora geralmente seja o preço que inicie a discussão, é preciso primeiro entender seus princípios e fundamentos básicos. Caso contrário, eles podem entrar numa furada.

Começaremos com a descrição mais direta e compreensível do Bitcoin para crianças, depois continuaremos com os adolescentes e profissionais adultos, terminando com os idosos.

Bitcoin para crianças

O cérebro de uma criança pode absorver um grande volume de informações, no caso de as fornecermos com precisão. Seu vocabulário é limitado, portanto, você deve ficar atento ao jargão técnico e a termos desconhecidos. Exemplos simplificados são uma ótima maneira de transmitir sua mensagem.

A melhor maneira de passar uma ideia para uma criança é através de jogos e brincadeiras. As crianças adoram brincar de lojinha, e explicar o Bitcoin em uma transação de ativos é um excelente exemplo.

“Bitcoin é dinheiro digital. Ele é armazenado em um computador para que você não possa segurá-lo como uma moeda normal. Se você quiser um novo brinquedo, comida ou roupa, é necessário comprá-los com dinheiro. Você pode usar notas ou moedas, mas também pode usar bitcoin. Você paga com um aplicativo no seu celular”.

Bitcoin para adolescentes

Os adolescentes são a geração que está mais acostumada às tecnologias. Muitos adolescentes pelo menos ouviram falar sobre bitcoin, e muitos deles até possuem alguns. Mas para comprar alguns satoshis, unidade mínima do Bitcoin, você não precisa ler o whitepaper que explica toda a tecnologia e conceito da fundação da moeda.

Os adolescentes entendem o conceito de armazenamento de valor, por isso vale a pena ir além das transações ponto a ponto.

“Bitcoin é uma moeda digital operada via internet em um livro digital público chamado blockchain. Não há empresa, governo ou organização controlando ou emitindo bitcoin, e ele roda em milhões de computadores especializados, chamados mineradores. Os mineradores verificam e registram todas as transações de bitcoin, processam algoritmos e adicionam novos blocos à blockchain, recebendo uma taxa por isso. Qualquer pessoa com uma conexão à Internet e o hardware necessário pode ser um mineirador e contribuir com seu poder de computação para a mineração de novos bitcoins”.

“O Bitcoin permite que você compre mercadorias, negocie dinheiro ou use-o como uma reserva de valor ou investimento – tudo isso através do seu celular ou computador, sem bancos ou escritórios. O Bitcoin tem uma reserva limitada, o que significa que nunca haverá mais de 21 milhões de bitcoins. Você pode dividir o bitcoin em unidades menores, chamadas satoshi, para não precisar comprar um bitcoin inteiro. Você também pode trabalhar para ganhar bitcoin”.

Bitcoin para adultos profissionais

Com os adultos, podemos assumir que eles já tenham experiência com as limitações e falhas do sistema financeiro e monetário existente. Eles conhecem a tecnologia e compreendem e usam dinheiro digital.

https://accounts.binance.com/en/register?ref=NJTHVCFC

“O Bitcoin é uma rede descentralizada ponto a ponto que roda em um livro global  público chamado blockchain. O blockchain é operado e mantido por mineradores – indivíduos e empresas contribuindo com seu poder de computação para processamento de transações e algoritmos, para a manutenção do blockchain. Toda transação de bitcoin já feita é registrada pelos mineradores no blockchain e nunca pode ser alterada. O Bitcoin não tem autoridade reguladora ou emissora e é resistente à censura.

A oferta limitada de 21 milhões adiciona escassez ao bitcoin, tendo seu protocolo de emissão o tornado o ativo menos inflacionário. O Bitcoin é ótimo para transações de ativos, comércio eletrônico, armazenamento de valor ou investimento. O Bitcoin é armazenado em uma carteira de bitcoin – um aplicativo, software ou dispositivo de hardware que permite proteger e gerenciar seus fundos”.

Bitcoin para idosos

Tendemos a subestimar o conhecimento das gerações mais experientes. Embora possam não estar ativamente usando as últimas novidades da tecnologia mais moderna, eles geralmente têm um entendimento básico desse novo mundo.

Você deve passar sua mensagem usando exemplos que eles entendem e experimentam em suas vidas cotidianamente.

“Bitcoin é dinheiro digital, armazenado como registros em formato eletrônico, assim como o dinheiro em cartões de débito ou crédito. Você não pode segurá-los fisicamente, mas pode usá-los para pagar por bens e serviços, transferir dinheiro globalmente ou investir neles. Isso tudo acontece em uma rede virtual chamada blockchain, operada por indivíduos e empresas chamadas mineradores.

Os mineradores têm várias funções. Seu principal trabalho é registrar permanentemente todas as transações de bitcoin em um livro digital de registros público, como um guarda-livros. Eles são recompensados por essa atividade por outros usuários de bitcoin na forma de uma taxa de transação. Eles estão substituindo os bancos que emitem e gerenciam nossa moeda existente por uma solução mais rápida, mais barata e mais eficiente”.

Você não precisa anotar e seguir palavra a palavra ao discutir o Bitcoin com seus amigos e familiares. Use suas próprias palavras ou encontre inspiração em alguns dos ótimos livros e recursos de bitcoin disponíveis por aí.

Para entender completamente o Bitcoin e como ele pode beneficiar o mundo no futuro, você precisará compreender algumas outras coisas. Principalmente os princípios da economia, moedas fiduciárias, bancos centrais e centralização. Se você está com fome de conhecimento ou precisa de ótimos recursos para compartilhar com seus amigos, a Binance Academy é o lugar para ir.

Siga-nos em nossos canais em português no novo Twitter, novo Instagram, Facebook e YouTube. Participe do nosso grupo oficial da Binance em Português Telegram para conversar com a nossa comunidade.

 

Mayra Siqueira

PR & Content Manager Brazil na Binance
Yogh - Especialistas em WordPress
Fechar