PIB cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2019

O PIB cresceu 0,4% no segundo trimestre, pouco acima do esperado (0,2%), o que é razoavelmente bom. Temos 1% acumulado nos últimos 4 trimestres e o carry-over para o fim do ano é de 0,6%.

No lado da oferta, resultado bom da indústria (0,7%). lembrando que havia recuado no trimestre pelos dados da PIM-PF. Além disso, já temos a décima alta seguida de Serviços, desde o primeiro trimestre de 2017.

Pela demanda, consumo das famílias também chega em sua décima alta seguida, repetindo o desempenho tímido do primeiro trimestre. Formação Bruta de Capital Fixo interrompeu dois trimestres de queda, e contribuição do setor externo foi negativa.

Lembrando que a produção de bens de k, pela PIM-PF, já tinha apontado para essa alta no trimestre.

A surpresa foi boa para a indústria, que havia recuado 0,7% no trimestre pela PIM-PF e avançou 0,7% pela metodologia das Contas Nacionais. Resultado bom da transformação (+2,0%, contra +0,6% da PIM-PF) e Construção (+1,9%). Apesar disso, o PIB do setor de serviços (+1,2%) que segue segurando a barra nos últimos 4 trimestres. Indústria (-0,1%) e agropecuária (+1,1%) quase não interferem.

Arthur Lula Mota

Mestre em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) e Bacharel em Economia pela Universidade Federal de São Paulo. Já trabalhou no mercado financeiro, auxiliando mesa de operações de fundos institucionais e departamento econômico com análises macroeconômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yogh - Especialistas em WordPress
Fechar