PIB: um bolo grande com pedaços desiguais

$74.449.299.420.532,80. Esse é o valor somado do Produto Interno Bruto mundial em 2016 considerando os 216 países registrados na base de dados do Banco Mundial.

É muito dinheiro, ainda mais quando o número é escrito por extenso: setenta e quatro trilhões, quatrocentos e quarenta e nove bilhões, duzentos e noventa e nove milhões, quatrocentos e vinte mil, quinhentos e trinta e dois dólares e oitenta centavos. Ufa…

Obviamente, esse montante de bens e serviços produzido em um ano[1] não é dividido igualmente entre os 216 países. Na verdade, a divisão é bem desigual. Utilizando dados de 2016, nota-se que penas as 5 primeiras nações (Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Reino Unido) concentram 55% de toda a produção mundial. Esses mesmos países têm, por sua vez, apenas 26,5% da população mundial.

Mas como esses indicadores de PIB se moveram ao longo do tempo? E por região?

Preparamos uma base de dados para você se divertir e visualizar o PIB de todos os países desde 1966, por região do planeta e por faixa de renda. Os dados foram preparados utilizando o software Power BI, da Microsoft, e a base de dados foi obtida no site do Banco Mundial

Obs: Se você quiser selecionar mais de um campo nos filtros, basta segurar o “Ctrl”

Ah, se você quiser dar uma olhada sobre os métodos de cálculo do PIB, temos dois vídeos no nosso canal do Youtube só sobre esse tema, estrelados pela Rachel de Sá. É só você clicar aqui, ou aqui.

Arthur Solow Editor do Terraço Econômico Referências [1] Não se esqueça: PIB é uma medida de fluxo, afinal, é a quantidade de produtos e serviços produzidos em um determinado período de tempo. Se estivéssemos falando de riqueza dos países, aí estaríamos tratando do estoque de bens.
Sair da versão mobile