Você sai do ensino médio e, de repente, se depara com o peso de decidir qual faculdade escolher. Afinal, se nossos gostos mudam tanto com o tempo, como somos capazes de ter uma certeza para a vida toda?
Bem, a resposta é que não temos! Mas a nossa ideia não é te deixar ainda mais confuso. Aqui, vamos mostrar como esse processo pode ser mais simples a partir de uma mudança de perspectiva sobre essa escolha.
Vamos ver como podemos fazer isso?
Você escolheu a faculdade certa?
Existem dois pontos que precisamos separar na hora de avaliar essa decisão: a escolha do curso e a escolha da instituição de ensino. É importante começar a pensar na possibilidade de que, muitas vezes, damos um peso errado para essa escolha porque focamos demais no primeiro em detrimento do segundo.
Antes de aprofundar um pouco mais neste aspecto, vamos destacar um outro conceito que pode ser bastante esclarecedor e trazer certo alívio para quem está na dúvida se fez a escolha certa. Estamos falando de carreira x profissão.
Enquanto a profissão é definida pelo curso que você escolheu na faculdade, a carreira é que caminho irá trilhar com a soma desse conhecimento e de outros adquiridos ao longo da sua vida.
Assim, mesmo que tenha escolhido economia, engenharia, medicina ou psicologia, por exemplo, como profissão, você poderá construir uma carreira de sucesso como empreendedor, atuando numa empresa, sendo um consultor, pesquisador ou fazendo um concurso público.
Por exemplo: Se você cursou economia, a sua profissão é economista.
Provavelmente você tenha se imaginado atuando em um banco de investimento, pois essa é uma das formas mais tradicionais da área. Mas e se você perceber que não é isto que te faz feliz? Será que tudo estaria perdido?
Já adiantamos que não! É possível que você decida seguir outros caminhos. Você pode trabalhar em uma grande empresa liderando uma equipe na área financeira. Ainda, trabalhar no serviço público, atuar como consultor ou optar pela pesquisa ou docência. Isto só mostra que, na verdade, enquanto você escolhe uma profissão que está ligada ao curso, você pode ter várias carreiras ao longo da vida.
Os profissionais do futuro devem estar preparados para terem mais de uma carreira ao longo da vida. Isso significa que talvez não interesse tanto assim o curso que você escolheu, mas como você vai aplicar o conhecimento adquirido ao longo da sua vida profissional.
Mas e a relação escolha do curso x instituição de ensino?
Agora que você já sabe que escolher o curso na faculdade é bem diferente de escolher a carreira, vamos avaliar se ao escolher o curso você analisou alguns pontos importantes ou os deixou de lado:
Procurou uma instituição que se preocupa com a carreira dos alunos?
Buscou informações para descobrir o quanto a instituição se preocupa com a carreira de seus alunos de verdade? Para se ter uma ideia disso, basta olhar para as iniciativas de apoio aos alunos.
- Ela possui um sistema estruturado ou apenas uma central de estágio?
- São feitas parcerias com empresas que possibilitam a troca de experiências com o mercado de trabalho?
- A prática é incentivada ao lado da teoria? Se sim, como isso é feito?
O importante é aproveitar tudo que a instituição possa te oferecer para testar sua área de interesse.
Qual é o índice de empregabilidade dos ex-alunos?
As instituições de ensino devem acompanhar o desempenho dos ex-alunos no mercado de trabalho para ter um panorama de como está a inserção no mercado. Você concorda que esses dados deveriam ser utilizados como um guia na hora de escolher a faculdade?
Entender quais são as principais dificuldades enfrentadas por esses egressos e quais medidas têm sido adotadas para melhorar o cenário. Apesar de o diploma não dar 100% de garantia de um emprego, saber se terá o suporte necessário para ter chances de buscar um espaço diante da concorrência fará toda a diferença.
Se você mudar de área de interesse, como a instituição pode apoiar?
Muitas vezes os alunos começam um curso, mas decidem mudar de área de interesse. Se isto acontecer, a faculdade está pronta para te auxiliar? E como a instituição dará este apoio para que você não acabe desistindo de fazer faculdade? A faculdade possibilita você pegar várias matérias eletivas?
Por onde andam os ex-alunos?
Entrar na faculdade é ter a oportunidade de começar a construir a sua rede de contatos. Você não apenas conhecerá novos amigos, como também vai entrar em contato com pessoas que poderão influenciar a sua carreira.
A instituição de ensino tem um papel fundamental nisso, estreitando laços entre alunos e ex-alunos que já estão no mercado de trabalho. Muito importante que a faculdade considere esse ponto como algo estratégico e aponte quais ações são feitas para promover essa aproximação.
Sua instituição te ajuda a desenvolver competências comportamentais?
Conhecimento técnico é muito importante, mas as soft skills (ou competências comportamentais) são o diferencial competitivo. O mercado de trabalho está em busca de profissionais que, além da parte técnica, também tenham desenvolvido competências comportamentais como criatividade, liderança, resolução de problemas, comunicação assertiva entre outras.
Você não precisa nascer com essas habilidades, podendo perfeitamente desenvolvê-las ao utilizar as ferramentas adequadas. É neste ponto que a faculdade tem um papel importante, que seria dar o suporte para que os alunos fortaleçam esses pontos.
Apesar das Instituições de ensino terem um papel muito importante em todos esses itens listados, existe um ponto fundamental que ninguém deveria abrir mão – A responsabilidade sobre sua carreira. Esta é intransferível.
Por isso, definir uma meta de carreira e traçar um plano para alcançá-la é tão importante. Quando sabemos para onde queremos ir, traçar o caminho fica muito mais simples. E se tiver dúvidas em como definir e construir esse caminho nós poderemos também te ajudar. Acompanhe nossos artigos que traremos sempre dicas e ferramentas importantes para te apoiar na construção de uma carreira de sucesso. Boa Jornada!
Se você quiser descobrir em qual estágio de carreira você está e o que fazer nessa etapa, faça o nosso teste de carreira.
Sabina Augras e Laura Fuks
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.