Três reflexões de Galvão Bueno para investimentos

Se você já assistiu a algum jogo de futebol, corrida de Fórmula 1 ou os mais variados esportes na televisão, provavelmente o narrador era Galvão Bueno. Mas, o que você ainda não sabe é: os bordões desse simbólico personagem da TV brasileira têm muito a ver com investimentos.

Portanto, podem te ajudar muito se você já investe ou quer dar os primeiros passos. Por esse motivo, listamos três frases do narrador aplicadas aos negócios.

I. Ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é MUITO melhor!

Galvão Bueno sempre buscou tornar os jogos contra os argentinos um episódio à parte, e realmente conseguia. Por isso, no imaginário do torcedor, as vitórias contra los hermanos sempre foram diferentes. Porém, se adaptarmos a frase à realidade do investidor, ela certamente seria “foco no longo prazo!”.

Em outras palavras, “jogar contra a Argentina”, para um investidor, é ter a paciência e disciplina necessárias para reconhecer boas oportunidades, evitando movimentos especulativos e atalhos sem fundamentos – ainda que possam até trazer retornos momentâneos, mas nada consistentes.

“Ganhar da Argentina” é aproveitar-se, lá na frente, do que o seu foco lhe proporcionará. Afinal, os resultados de longo prazo para o investidor-empreendedor, como ressalta Benjamin Graham¹, são MUITO melhores!

II. Pode isso, Arnaldo?

Essa é uma clássica pergunta que Galvão sempre fez ao comentarista de arbitragem, Arnaldo César Coelho, quando algum lance duvidoso acontece nos jogos de futebol. Arnaldo, com sua experiência, logo sanava os questionamentos com conhecimentos técnicos e com base nas regras do jogo.

Para o investidor, o bordão significa: “Tenha boas referências!”. Ou seja, dúvidas são muito comuns, dessa forma, assim como Galvão, busque respondê-las procurando profissionais, pessoas com experiência úteis e livros que contribuam com o esclarecimento das dúvidas e com o alcance dos seus objetivos.

Pois, como exemplificou a lenda da bolsa, Peter Lynch, numa das 14 Regras de Ouro para os investimentos² antes de comprar, o investidor deve saber explicar o que está comprando. Nada mais justo que respaldar suas dúvidas em referências de credibilidade.

III. Ih, lá vem eles de novo!

Não podíamos deixar isso lado: o fatídico 7 a 1 contra a Alemanha. Essa frase, dita pouco antes do quarto gol dos alemães, é bastante marcante, pois, nos mostra como até mesmo Galvão Bueno pode se surpreender no futebol. Ainda mais considerando o que aconteceu naquela partida.

E para quem investe ou vai começar, essa frase significa: “Esteja preparado para cenários distintos, alguns deles extremos, pois, o mercado não está isento a nada!”.

Sim, muitas são as variáveis que impactam as decisões dos investidores e elas devem ser lembradas. O cenário macroeconômico de um país é uma das mais relevantes. No Brasil, por exemplo, a palavra da vez é INCERTEZA, afinal, nos últimos anos as questões políticas têm proporcionado grandes dilemas, assim, tornando obscuras as projeções sobre o crescimento econômico.

Antes que “Eles venham de novo”, esteja preparado: monte estratégias para diferentes cenários. Busque entender a razão de ser do mercado de capitais: financiar e ser sócio de projetos de sucesso. 

Sempre fique de olho nas narrações de Galvão Bueno a partir de agora. Quem sabe elas não possam trazer importantes ensinamentos sobre os investimentos?

Vinícius Pacheco

É graduando em Engenharia de Produção na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), atua como membro do projeto acadêmico “Liga de Mercado Financeiro FEB” e acredita que os conhecimentos sobre Economia e Política devem ser acessados por todos, a fim de que possamos construir uma sociedade cada vez mais ativa sobre os rumos do país

Notas

¹O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

²O Jeito Peter Lynch de Investir – John Rothchild

Sair da versão mobile