Juliano Bracalente
Os Limites do Possível , André Lara Resende. Companhia das Letras, 208 páginas, R$ 49,90
Um economista que sente que sua própria ciência mãe está em certo apuro e em profunda reflexão, André Lara Resende nos guia pelos sinuosos caminhos da nova realidade econômica esculpida a fogo pela Crise de 2008, suas consequências e principais desafios para o futuro. Vivemos, desde a década de 80 e, principalmente depois da queda do Muro de Berlim e fim da URSS, o período de ouro da economia mundial, no qual nada parecia abalar o otimismo em relação ao sistema capitalista. O perigo socialista parecia ter sido afastado em definitivo e o mundo avançava em acelerada marcha. Décadas de crescimento vertiginoso no mundo todo ‘não deixavam dúvidas sobre o dinamismo das economias de mercado, sua capacidade de gerar riquezas e estimular o progresso tecnológico’. Garantido o crescimento, estava garantida a bonança mundial.
[caption id="attachment_2241" align="aligncenter" width="550"]
Porém, a força com que fomos atingidos pela Crise de 2008, varreu o otimismo para longe, revelando as facetas mais sensíveis do atual sistema. Fomos obrigados a encarar diretamente as feridas de nossos costumes e questões sobre a real validade do capitalismo vigente se tornaram latentes. O crescimento constante não só se mostrou como sendo uma péssima garantia de prosperidade, como passou a ser questionado inclusive a real possibilidade de sua manutenção no longo prazo devido aos próprios limites físicos do planeta.
Com toda sua expertise como banqueiro da mais alta categoria e um dos criadores do LARIDA, peça importante do Plano Real, Lara Resende discute primeiramente as mudanças mais profundas que o sistema capitalista requer diante dessa nova realidade de estagnação mundial generalizada. Para ele, é imprescindível nos anteciparmos aos problemas que as economias irão encontrar nos próximos anos para que a atuação mundial possa ser feita de uma forma mais integrada e assertiva, evitando assim a escalada desses problemas para crises verdadeiramente catastróficas.
Avançando na leitura, nos deparamos ainda com análises únicas sobre o desenrolar da Crise de 2008, suas consequências e a qualidade da resposta dos diferentes governos diante da adversa conjuntura. Focando nas políticas monetárias – área na qual o autor caminha com a confiança de décadas de estudo -, ele examina as medidas adotadas nos últimos anos, chegando a conclusões surpreendentes e bastante diversas daquelas que encontramos veiculadas nas mídias mais usuais.
Na parte final, ele retoma ainda temas que parece terem sido esquecidos pelos brasileiros mas que, mais do que nunca, impactam nosso dia-a-dia: inflação e taxa de juros. O Plano Real não foi completamente finalizado, é realmente um programa de longo prazo e certos desvios da rota da responsabilidade fiscal e poupança interna, por exemplo, podem colocar em risco mais de 20 anos de estabilização da moeda.
Os Limites do Possível sumariza algumas das visões de um dos expoentes maiores da nossa economia. Sem cair em armadilhas do modismo ecológico e hipocrisias políticas, o livro apresenta uma análise lúcida da atual conjuntura mundial e brasileira. Algumas ideias e reflexões sobre o “ser economista” apresentadas por Lara Resende geram debates acalorados, aventure-se por essa leitura e surpreenda-se.
Juliano Bracalente Editor da Markets St e bacharelando em engenharia elétrica pela UNICAMP
A Companhia das Letras gentilmente forneceu um livro para o Terraço Econômico para a elaboração desta resenha por meio de uma parceria firmada entre ambas as partes.