Quando se trata de comprar bitcoin, o preço não deve ser a única coisa a se observar. Por isso, trazemos oito motivos para comprar Bitcoin que não têm nada a ver com o valor do momento.
Uma das primeiras coisas que as pessoas olham ao comprar bitcoin é o seu preço atual. Isso é compreensível, já que muitas pessoas usam bitcoin para trading. No entanto, muitos cometem o erro bem comum de se concentrarem demais em como o preço do BTC se movimenta. Você pode ouvir declarações como:
“Perdi a chance de comprar antes do preço subir. Vou esperar que caia antes de entrar.”
“Só comprarei a [inserir preço aleatório]”.
Esse tipo de abordagem centrada nos preços assusta muito as pessoas que querem entrar no Bitcoin pela primeira vez. Às vezes, mesmo aqueles com experiência em trading bitcoin se assustam.
Por isso, buscamos aqui dar uma outra perspectiva quando se trata de comprar Bitcoin. Na verdade, daremos oito. Esperamos convencê-lo a ver o Bitcoin como algo mais do que um ativo a ser negociado, ajudando você a parar de se preocupar tanto com o preço. Com isso, você terá um benefício extra: ficará muito menos estressado ao longo do caminho.
Queremos que você veja o Bitcoin como…
1. Hedge Inflacionário
Um hedge inflacionário, de forma simplificada, é um investimento que você faz como um plano B, caso outro ativo que você possua, como dinheiro, sofra uma desvalorização muito rápida por causa da inflação ou de outras circunstâncias. Com vários resgates de bancos ao redor do mundo, espera-se que o aumento da oferta global de moeda aumente a inflação. Como resultado, os R$100 que você tem agora podem comprar menos produtos amanhã (claro, existem outros fatores em jogo, como o chamado efeito Cantillon, mas isso é uma discussão para outro dia).
Não é assim com o Bitcoin. O número de Bitcoins que existirá no mundo é limitado em 21 milhões (bem, um pouco menos que isso). Em algum momento no futuro, a demanda por Bitcoin superará a oferta, conforme mais pessoas o usarão, especialmente no momento em que os pagamentos digitais se tornam mais importantes do que nunca. Isso torna o Bitcoin uma boa opção para um hedge inflacionário.
Mas não acredite apenas na nossa palavra. Principais meios de comunicação como Reuters e Forbes parecem pensar assim também.
2. Aplicações e Casos de Uso
Dinheiro é sujo. O uso de notas de papel não é apenas uma coisa do século XX, mas também um portador potencial do coronavírus e de outros microrganismos. E nestes tempos de pandemia global, os pagamentos digitais ocupam o centro do palco. Com novos aplicativos e opções de pagamento com criptomoedas, muitos de nós estamos começando a usar o bitcoin para pagar o café da manhã ou para enviar dinheiro a amigos e entes queridos.
Conforme as pessoas vão se tornando mais adeptas à tecnologia que torna possível pagar com Bitcoin, é altamente provável que mais pessoas explorem seus propósitos e meios de uso. Quando até franquias de fast food como o Burger King começam a aceitar Bitcoin, você sabe que haverá mais progresso.
3. Investimento Global Alternativo
Quando se trata de considerar quais ativos você deseja obter para ganhos futuros, poucos são tão globais e acessíveis quanto o Bitcoin. É uma rara classe de ativos que pessoas de várias etapas da vida podem participar, bastando ter acesso à Internet (na verdade, às vezes você nem precisa).
O Bitcoin não discrimina se você está no seu iate nas Bahamas ou viajando de transporte público para trabalhar em São Paulo ou Manaus. Você pode até comprar ou vender bitcoin enquanto estiver andando no ônibus ou no iate. Ao contrário de muitas classes de ativos que solicitam muitas qualificações ou estabelecem vários limites, o Bitcoin não se importa.
4. Ativo de Alto Desempenho
Enquanto você olha para o preço do Bitcoin e como ele cai hoje em U$100 ou U$200, depois aumenta em U$300 amanhã (cruze os dedos), várias pessoas fazem o trabalho de sua vida olhar os preços o dia todo e, geralmente, ver uma imagem macro. Muitos veteranos do trading compraram o Bitcoin por U$7.000 em janeiro, sofreram a queda de março para U$4.000 e terminaram em abril dizendo que o Bitcoin é o ativo com melhor desempenho deste ano. E aqui falamos apenas de 2020.
Vejamos isso de uma perspectiva anual. Nos últimos cinco anos (2015 a 2019), por quatro vezes o Bitcoin encerrou o ano a um preço mais alto do que o início. Sim, prometemos não focar no preço no início deste artigo, mas o que estamos apontando aqui é o desempenho a longo prazo. Defina sua mentalidade com uma preferência de longo prazo e HODL (jargão do mercado propositalmente com a letras invertidas, que significa a estratégia de segurar as moedas como investimento a longo prazo).
5. Participação Institucional do Investidor
O mercado do Bitcoin se apresenta este ano totalmente diferente com o que parecia há três anos. Com ofertas de Bitcoin mais sofisticadas em todo o mundo, é um mercado mais maduro e que ainda oferece um imenso potencial de crescimento.
A Fidelity Investments disse recentemente que dos 800 investidores institucionais dos EUA e da Europa pesquisados este ano, mais de 280 deles já possuem Bitcoin ou outros investimentos em criptomoedas. Esse é outro motivo para acreditar que o Bitcoin chegou para ficar.
6. Inclusão Financeira
Mas não desanime com a entrada de muitas grandes empresas no Bitcoin. Isso ocorre porque o Bitcoin é um sistema financeiro mais inclusivo, tanto em termos de entrada quanto de permanência. Você encontra custos fixos significativamente mais baixos ao comprar, usar ou enviar Bitcoin, em comparação com o sistema bancário tradicional predominante.
Para muitas pessoas cujas portas do sistema bancário estão fechadas por um motivo ou outro, o Bitcoin oferece uma janela aberta para fazer parte de um novo e melhor sistema financeiro. Com um ecossistema de criptomoedas mais maduro, onde começaram a surgir serviços cripto-financeiros, como savings, empréstimos e staking, você também terá um incentivo para ficar.
7. Ativo de Fácil Acesso para Traders
Além de ser inclusivo, outra característica do Bitcoin é estar continuamente acessível. Embora os mercados tradicionais tenham horário de expediente que provavelmente é o mesmo do seu horário de trabalho, com o Bitcoin, o mercado está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode entrar e sair dele no momento que for mais conveniente.
O que torna isso mais atraente é que, com rápida expansão de opções para trading de criptomoedas em plataformas como a Binance, você pode optar por trading com muitos tipos de ativos, incluindo moedas locais e outras criptomoedas.
8. Descentralização
Por fim, em meio a todas essas transações, investimentos e casos de uso, comprar Bitcoin é um ato de usar e apoiar um futuro melhor para o sistema financeiro mundial. Ele mostra um caminho a seguir para uma maneira mais inclusiva de usar dinheiro em todo o mundo. Representa o poder da tecnologia de repensar a maneira como encaramos o dinheiro, oferecendo maior liberdade, retirando muitas instituições e intermediários.
No final, quando você compra Bitcoin, está comprando mais do que um ativo. Você está comprando o futuro.