Olá!
O meu nome é Naira Sathiyo, tenho 24 anos e sou candidata a vereadora na cidade de São Paulo pelo partido NOVO.
Feita a apresentação, gostaria de pedir mais um pouco da sua atenção para falar sobre como e o porquê eu cheguei até aqui.
Se eu fosse resumir a minha trajetória em uma palavra, esta seria EDUCAÇÃO.
Se eu fosse resumir em duas, seriam EDUCAÇÃO e LIBERDADE.
É que eu passei boa parte da minha vida estudando em escola pública, algo que me permitiu sentir na pele todos os graves problemas existentes no sistema público de ensino. Mas, a partir de uma oportunidade, essa trajetória estudando em escola pública chegaria ao fim.
Os meus pais sempre me levavam para fazer provas pra conseguir bolsa de estudo. A minha meta nessas provas tinha que ser a nota máxima, pois pagar alguma mensalidade – por menor que fosse – era algo simplesmente inviável para as possibilidades da minha família. Então, depois de várias tentativas, consegui em 2011, através de um longo processo seletivo, uma bolsa de estudos integral para cursar o ensino médio no Instituto ISMART.
No Instituto ISMART pude perceber o quão defasada estava a minha educação, algo que me obrigou a estudar muito para poder acompanhar uma nova realidade de aprendizado. Entretanto, além de todos os desafios – dado que eu tive que me desdobrar para superar anos e anos de defasagem escolar -, isso me permitiu realizar uma reflexão: e se eu não tivesse tido essa oportunidade?
Sim, milhares de alunos em São Paulo infelizmente não puderam ter e ainda não têm esse tipo de oportunidade. Foi pensando nisso que fundei em 2017 um cursinho social chamado Projeto Social, voltado para jovens conseguirem bolsas de estudo.
Mas eu sentia que era necessário fazer mais, muito mais! Fazer da luta pela Educação, um verdadeiro projeto de vida, um propósito a ser seguido. Toda a minha trajetória passou a estar orientada nesse sentido.
Em 2018 trabalhei no Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. Nesse mesmo ano me formei em Direito pela PUC-SP, algo que também só foi possível por meio de uma bolsa do ProUni.
Um ano depois me tornei assessora do deputado estadual Daniel José (NOVO), tendo posteriormente sido aprovada no processo seletivo do NOVO.
“Ok, Naira. Interessante a sua trajetória, mas e as suas propostas?”
Claro! Num país cuja política é dominada por achismos, muitas vezes faltam boas propostas.
Acerca das minhas propostas, estas giram em torno da EDUCAÇÃO.
Mas por que EDUCAÇÃO?
A Educação tem o poder de transformar destinos e de desenvolver países. É consenso que uma educação de qualidade desde o início da vida, durante a Primeira Infância, proporciona às pessoas uma existência mais digna e com acesso a um maior leque de oportunidades. Eu sou uma prova viva disso! Mas, infelizmente, tal consenso acerca da importância da Educação tem sido ignorado pelo poder público. Essa é a realidade da nossa cidade.
O orçamento previsto para a Educação na cidade de São Paulo em 2020 foi de quase R$14 BILHÕES, mas ainda assim temos um número enorme de famílias esperando por vagas em creches. Além disso, temos outros inúmeros problemas que precisam ser resolvidos: evasão escolar, ausência de uma verdadeira inclusão para alunos com deficiência, analfabetismo e déficit escolar. São problemas anteriores a Covid-19, mas que se tornarão ainda mais graves (catastróficos) com os efeitos da pandemia. Isso mostra como as políticas públicas em Educação estavam, e ainda estão, sendo implementadas com pouco apreço a evidências e como a gestão do dinheiro público e das escolas não está sendo bem feita. Falando nas escolas, faltam coerência e protocolos, sobram interesses eleitoreiros.
Então, precisamos tocar nesse assunto. Algo precisa ser feito, pois para a mudança acontecer de verdade, nós temos que ser a mudança!
As minhas propostas para mudar São Paulo
- O período da Primeira Infância e da Educação Infantil devem ser tratados como prioridade (do nascimento até os 06 anos de idade 90% das conexões cerebrais são estabelecidas).
- É inaceitável que, antes mesmo da pandemia, tivessem quase 10 mil crianças de até 3 anos aguardando vagas em creches.
- Realização de parcerias com o setor privado! O Vale Escola (Vouchers) e as Escolas Comunitárias (Escolas Charter) são um caminho que deve ser seguido.
- Precisamos tornar os espaços públicos esportivos mais atrativos, algo que só irá ocorrer a partir de parcerias com o setor privado.
- É necessário seriedade e honestidade na política! Se eleita renunciarei aos privilégios da velha classe política: carro oficial, auxílio-moradia, auxílio-saúde, redução da verba de gabinete e do número de assessores.
Esse texto é apenas um breve resumo da minha trajetória e das minhas propostas para a cidade de São Paulo. Se você quiser saber mais, me acompanhe pelas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/NairaSathiyo
Facebook: https://www.facebook.com/NairaSathiyo
Instagram: https://www.instagram.com/tv/CFoB85ChNBL/?igshid=1g7ugl0b48bn8
Agradeço pela sua atenção e pelo seu voto de confiança! Vote Naira 30.321
Disclaimer:
O Terraço Econômico abriu uma oportunidade para que candidatos a vereador das eleições deste ano em TODO o país e de QUALQUER partido político enviassem suas contribuições respondendo a questão de como melhorar os seus respectivos municípios a partir da proposição de políticas públicas via Câmara Municipal.
Ressaltamos que todas as OPINIÕES expressas nesses artigos são de TOTAL responsabilidade dos AUTORES.